Connect with us

GERAL

Piauí fechou 377 escolas rurais, diz Censo do MEC

Publicado

em

O cruzamento de dados disponibilizados pelo Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que o Piauí é o terceiro estado da nação que mais fechou escolas do campo em 2014. A análise foi feito pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
De acordo com levantamento, no Piauí, só ano passado, 377 escolas rurais foram fechadas. O Censo aponta a falta de investimento das prefeituras locais como um dos grandes motivos para o fechamento das escolas no campo.
O Piauí ficou atrás do Maranhão, 407, e a Bahia, com 872 escolas fechadas. O Norte e Nordeste brasileiro lideram o ranking, com Ceará (375) e Pará (332) completando o top cinco. Dentre os estados do Sul e Sudeste, Minas Gerais foi o que mais registrou o fechamento dessas escolas, 290.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Educação do Piauí, que não soube comentar o assunto ou confirmar os dados.
A pesquisa realizada no período de 2002 e 2010, uma em cada três escolas existente na zona rural do Piauí foi fechada. Ao todo foram mais de 500 casos, o que representa quase 33% do total de escolas públicas, tanto da rede estadual quanto municipal, na zona rural do Estado.
Apenas em 2014, mais 4.084 escolas do campo fecharam suas portas em todo o Brasil. Se pegarmos os últimos 15 anos, essa quantidade salta para mais de 37 mil unidades educacionais a menos no meio rural. Se dividirmos esses números ao longo do ano, temos oito escolas rurais fechadas por dia em todo país.
O fechamento dessas unidades escolares, porém, não significa que seus alunos ficaram necessariamente sem ter onde estudar. O número de matrículas totais no ensino básico vem se mostrando estável nos últimos anos. A explicação pode ter relação com o processo de urbanização do estado e com a chamada nucleação de escolas em áreas rurais.
A prática é motivo de preocupação do governo federal, que há dois anos enviou ao Congresso um projeto para estancar essa redução anual. Lançada em 2014, a Lei 12.960 tinha como objetivo mudar as Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e um dos pontos previstos era justamente aumentar o grau de exigência para que uma escola fosse fechada, mas na prática não foi o que aconteceu.

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS