Connect with us

GERAL

Piauí: “Iremos combater abuso econômico, abuso de poder político e a corrupção eleitoral”, diz advogado

Publicado

em

 

Na manhã desta quarta-feira, 18, foi lançada a Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral promovida pela Ordem os Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio das Comissões de Direito Eleitoral, Combate à Corrupção e Impunidade e Conselho Estadual do Jovem Advogado.

Durante o lançamento estiveram presentes o presidente da OAB-PI Willian Guimarães, presidente da Comissão Eleitoral Fábio Viana, presidente TRE Edvaldo Moura, presidente do Tribunal de Contas do Estado , além de membros do Ministério Publico e representantes de partidos.

Na mesma reunião a OAB-PI deu início à Campanha Eleições Limpas na Internet e divulgou o Disque Denúncia, canal de comunicação entre a OAB, os partidos políticos e a sociedade. Em entrevista a Rádio Verdes Campos Sat na tarde desta quarta, o membro da Comissão de Direito Eleitoral e advogado Gustavo Nery informou mais detalhes sobre essa campanha.

Contribuição
A campanha é um trabalho promovido pela entidade em todos os pleitos eleitorais, visando inibir, principalmente os abusos de poder político e econômico, e a compra de votos.

Publicidade

“Basicamente consiste em atuar junto com o cidadão, fazer o elo entre este cidadão e o estado, através do site para denuncias www.oabpi.org.br/denuncia, e do telefone e whatsapp que é (86) 8141-8181. Através desses canais a população poderá mandar denúncias que realmente tenham indícios que denotem ilícitos eleitorais. A OAB irá preservar essas denúncias. E posteriormente irá averiguar essas denúncias e levar aos órgãos responsáveis”, explicou o advogado.

Questionado sobre como combater o uso do poder aquisitivo em campanhas eleitorais, Gustavo Nery explica que a OAB-PI sempre tem debatido sobre uma possivel reforma política. “O que temos sempre debatido é uma reforma política, mas o que ocorre, com essa apresentação do projeto vamos combater o abuso econômico, abuso de poder político e a corrupção eleitoral. E o cidadão também deve estar ciente de seus direitos, de votar livre e consciente”, afirma.

 

Fonte: TV canal13

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS