Connect with us

GERAL

Piauí lidera ranking de crianças matriculadas na rede pública

Publicado

em

O movimento Todos Pela Educação divulgou  a quarta edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica. A pesquisa apresenta estatísticas inéditas e mostra os principais indicadores do ensino público do país, de acordo com a metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação, sancionado em junho de 2014.

Segundo o levantamento divulgado no Anuário, entre outros pontos, o Piauí se destaca no número de alunos matriculados na rede pública de ensino. As estatísticas são de 2013 e consagram o Estado como líder no ranking nacional de crianças de 4 a 5 anos que frequentam as escolas públicas. O índice de 96,1% é o maior do Brasil e ultrapassa estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Cada um tem 86,7%, 89,6% e 81%, respectivamente.

O Anuário conta com os números do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apurados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com os dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), disponibilizados pelo Ministério da Educação. A superintendente de ensino da secretaria estadual de Educação (Seduc), Viviane Fernandes, afirma que o dado é reflexo do trabalho de atendimento na educação infantil desenvolvido em todos os municípios do Piauí.

“A rede municipal tem investido muito no ensino das crianças com o aporte do Ministério da Educação e na construção de creches por meio do programa federal Proinfância, que visa na reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil”, conta.

De acordo com a superintendente da Seduc, o aumento do número de alunos de 4 a 5 anos matriculadas nas escolas mostra que o Piauí garante o direito constitucional de acesso à escola pelas crianças. “A meta para 2016 é universalizar o ensino infantil. Estado já está bem perto disso”, acrescenta Viviane Fernandes.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS