Connect with us

GERAL

Piauí participa de inquérito sorológico para vacina contra a dengue

Publicado

em

O Piauí iniciou, na segunda-feira (17), a coleta de amostras de sangue que devem ser incluídas na pesquisa para fabricação de uma possível vacina contra a dengue. O estudo tem apoio do Ministério da Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (APDM). Ao todo, o Piauí deve enviar 1.022 amostras de sangue de voluntários, em diferentes faixas etárias, em unidades do Estado e do município.

De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, a expectativa é que se identifique os vírus circulantes nos Estados. “Circulam quatro tipos de vírus da dengue no país. Com a pesquisa, será possível identificar quais são os mais frequentes”, explica.

As amostras serão coletadas no Hospital Infantil Lucídio Portela e o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. Pelo município de Teresina, as amostras serão nos hospitais do Parque Piauí, Promorar, Buenos Aires, Lineu Araújo e Dirceu Arcoverde.

O Laboratório Hermes Pardini é o responsável pela logística de coleta, acondicionamento e transporte de amostras de sangue e foi contratado por meio de licitação pela APDM.

Números da Dengue
O Piauí já registrou, até 12 de agosto, 5.365 casos confirmados de dengue, contra 5.409, em 2014. Dos números notificados, em 2015, somam-se 6.848, contra 6.591, em 2014.

Publicidade

Em Teresina, foram registrados dois óbitos por dengue grave, confirmados por critério laboratorial. O Estado confirmou ainda 38 casos de dengue com sinais de alarme e 19 casos confirmados como dengue grave, sendo que dois casos foram descartados.

Os municípios com maiores números de casos notificados.

Teresina = 4.290 casos
Picos = 344 casos
Parnaíba = 197 casos
Oeiras = 100 casos
São Raimundo Nonato = 89 casos
Alvorada do Gurguéia = 77 casos
Barras = 68 casos
União = 72 casos
Luís Correia = 66
Campinas do Piauí = 63

 

Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS