Connect with us

GERAL

Piauí realizará evento sobre energias renováveis

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) recebeu, nessa quinta-feira (14), pesquisadores e representantes de empresas internacionais que trabalham com energias renováveis para debater projeto que prevê a organização de evento, que terá como plataforma os principais formatos de energias renováveis no estado, entre as quais estão a solar e eólica.

O projeto para o evento é uma proposta conjunta de vários segmentos e terá o apoio da Sedet que, por meio da Superintendência de Ciência e Tecnologia, estará na organização da iniciativa. Francisco Soares, diretor da Unidade de Pesquisa da Sedet, informou que o evento tem a proposta de levar ao público em geral uma discussão sobre as energias renováveis. “No estado, já existe um evento que trabalha a questão da energia solar, mas o Piauí, hoje, se destaca como um grande produtor de energia eólica e é importante que a sociedade saiba desse nosso potencial”, destaca o diretor.

De acordo com o pesquisador e diretor técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Albemerc Moraes, a ação se configura na realização de uma feira estadual de energias renováveis, com o objetivo de atrair empresas e instituições que tenham afinidade com a temática. “O Piauí está vivendo uma revolução energética e precisamos mostrar isso, assim poderemos atrair investidores para o nosso estado. Por isso, é importante a realização dessa feira, onde se possa debater esse assunto com empresários, setor produtivo e a sociedade em geral”, disse Albemerc.

A representante de uma empresa alemã no setor de energia eólica, Anja Matt, que também participou da reunião, destacou que o evento será uma ótima oportunidade para divulgar o potencial do estado e atrair parcerias. “Eu represento uma empresa alemã que se instalará no Piauí, como fabricante de turbinas eólicas. Então, a realização de um evento como esse dará mais visibilidade ao estado, mostrando sua mão de obra, suas terras e seu potencial na área de energia renovável, o que, certamente, atrairá mais investidores para o país e será importante para nossa empresa que também busca parcerias”, explicou a representante.

Com a reunião, definiu-se que a feira terá um caráter de Mostra Tecnológica, prevista para ser realizada em agosto. Foi proposto ainda um nome para o evento que deverá ser “Observatório Piauiense sobre Energias Renováveis”. A feira terá o apoio da Sedet e da Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper) e buscará parcerias com outras secretarias estaduais como a Seplan, Semar e instituições como UFPI, Uespi, IFPI, OAB, Crea, entre outros.

Publicidade

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS