Piauí registrou 775 casos de hanseníase em 2016, diz Sesapi
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 14/01/17
Comments 0

Piauí registrou 775 casos de hanseníase em 2016, diz Sesapi

Dados ainda não fechados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que o Piauí registrou 775 novos casos de hanseníase. Apesar do número alarmante, o índice de cura foi de 78,8%. “Isso mostra que o tratamento adequado funciona. Então, precisamos realizar esse tipo de campanha no maior número de municípios possível”, disse Karina Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.

Por conta desses dados, a secretaria está convocando todos os municípios a realizarem atividades em alusão à Campanha Estadual do Dia Mundial de Combate à Hanseníase durante o período entre 25 a 31 de janeiro.

Em 2015, o Brasil notificou 28.761 casos novos. O Piauí diagnosticou, no mesmo período, 1.040 casos novos de hanseníase. “Ou seja, 3,6% dos casos novos do Brasil estão no Piauí. Ocupamos segundo lugar em coeficiente de detecção geral na região Nordeste e décimo primeiro em numero de casos, em relação aos outros 27 estados da federação”, disse Karina Amorim.

Para reforçar a vigilância e manter os dados atualizados e com isso acompanhar os pacientes, a Secretaria lança nota técnica sobre a campanha e Protocolo de Vigilância para os profissionais que atuam nas unidades hospitalares, além de realizar palestra sobre a situação epidemiológica do Piauí. O evento ocorrerá no dia 25 de janeiro, a partir das 8h, em Teresina.

Em 2017, a campanha tem como slogan “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”. O Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio.

G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Denúncias contra abatedouros públicos podem levá-los ao fechamento no Piauí

O Ministério Público em parceria com diversos órgãos já começa a articular um processo de fiscalização aos abatedouros públicos do Piauí, ao todo 75 estão na mira das autoridades e

Fronteiras

FRONTEIRAS | Prefeita Maria José prestigia posse da nova diretora do Hospital Justino Luz em Picos

Na manhã desta segunda-feira (10), a Prefeita Municipal de Fronteiras, Maria José, acompanhada da Secretária Municipal de Educação, Verônica Maria, prestigiaram a posse da Diretora do Hospital Justino Luz, a

GERAL

Operadoras de celular descumpriram parte de metas de qualidade da Anatel

Nenhuma das quatro grandes operadoras de telefonia celular do país cumpriu totalmente as metas de melhoria da qualidade de seus serviços estipuladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em julho