Connect with us

GERAL

Piauí representa o Brasil na Cúpula Internacional de Empreendedores

Publicado

em

A Cúpula Internacional de Jovens Empreendedores Rurais foi realizada durante três dias em Camarões, região Central da África. O evento encerrou neste domingo (03), e contou com a participação de dois piauienses que fizeram parte da comitiva brasileira, a presidente da Ascobetânia (Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Piauí), Francisca Neri Bida; e o técnico do PVSA (Projeto Viva o Semiárido), Luiz Nogueira. O vice presidente do departamento de estratégias e conhecimentos do FIDA ( Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), Paul Winters, também esteve presente.

Durante sua apresentação, no estande do Projeto Viva o Semiárido, a agricultora beneficiária do projeto e presidente da Ascobetânia, Francisca Neri, falou sobre sua experiência exitosa na cadeia produtiva da ovinocultura e sobre a organização e ampliação da associação e o crescimento da economia do município e região com o apoio do Projeto. “Este resultado é a realização de um sonho, pois através do Projeto minha vida se transformou, bem como beneficiou 133 famílias, proporcionando um maior potencial de vendas, melhoria no transporte com a aquisição de um caminhão, distribuição de 160 animais em boutiques e supermercados da capital, 95 centros de manejo, um cilo e o reflorestamento, muito importantes para a preservação da natureza”, disse Francisca Neri.

A jovem presidente da Ascobetânia ressaltou que em 4 anos, foram investidos R$ 8 milhões, diretamente para as famílias e destacou que tem orgulho de poder repassar as ações e experiências, que merecem ser contadas para o mundo como exemplo de sucesso, resultado de um trabalho que inclui boas parcerias.

Francisco das Chagas Ribeiro, diretor da DIP (diretoria de Inclusão Produtiva) e coordenador do PVSA no estado, destaca que a participação dos dois jovens piauienses na Cúpula Internacional da Juventude, em Camarões, na África, tem grande importância para os trabalhos que eles desenvolvem no Piauí relacionados com o PVSA. “Certamente esta experiência vai contribuir muito no trabalho de coordenação que o jovem Luiz Nogueira desenvolve na URGP (Unidade regional do PVSA) do Vale do Sâmbito e vai fortalecer o trabalho da liderança feminina de Francisca Neri, na Ascobetânia.

“Ela teve a oportunidade de falar sobre a ovinocultura, detalhes da organização do trabalho, de como conservar as pastagens, como guardá-las do período que chove para o período seco, além de enumerar o que foi feito na área da Coovita (Cooperativa de produtores e produtoras do Vale do Itaim), entidade que também representa, que garantiu ter animais com mesmo padrão, com mesmo o peso e teor de gordura nos dois períodos, mantendo a qualidade”, concluiu.

Publicidade

O evento é uma realização do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (MINADER) e Ministério da Pecuária Pescas e Industrias Animais  (MINEPIA) de Camarões, FIDA, Sistemas de Nações Unidas, e Corporação Procasur.

 

 

 

 

Publicidade

 

 

Fonte: Meio Norte


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS