Connect with us

GERAL

Piauí terá teste de Aids rápido através de via oral

Publicado

em

Duas Organizações Não-Governamentais do Piauí estão aptas a executar aconselhamento e testes rápidos de prevenção às DSTs: a Associação de Travestis, Transsexuais e Transgêneros do Estado do Piauí (ATRAPI) e a Associação de Prostitutas do Estado do Piauí (APROSPI), cujos representantes, respectivamente, são Raimundo Pedro dos Santos Filho (nome social: Monique Alves) e Aricelina Silva Gomes.

Neste primeiro momento o teste será disponibilizado pelo Ministério da Saúde e terá como público-alvo a população mais vulnerável à infecção pelo HIV (homens que fazem sexo com homens, gays, profissionais do sexo, travestis, transsexuais e pessoas que usam drogas).

A execução da atividade será apoiada pela Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí que articula um lançamento oficial para o dia 24 deste mês, às 09h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), momento em que o Ministério da Saúde também se fará presente e será oficializado o início das atividades do projeto no Estado.

O Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, continua intensificando atividades de diagnóstico precoce do HIV/Aids. Já está sendo disponibilizado em todo o país a novidade do teste rápido que detecta os anticorpos contra o HIV no fluído oral. A implementação dessa nova tecnologia de testagem se dará através de um projeto-piloto que será executado por ONGs em todos os Estados.

FONTE: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS