Connect with us

GERAL

Piauí vai sediar Fórum Regional de Gestores da Agricultura Familiar

Publicado

em

O Fórum Regional de Gestores e Gestoras Estaduais da Agricultura Familiar, que teve a sua segunda edição neste ano durante os dias 3 e 5 deste mês de julho, em Natal, Rio Grande di Norte, terá uma edição no Piauí. O encontro busca articular instituições públicas e entidades não governamentais em volta das políticas para o campo, visando o atual momento de instabilidade econômica. Os gestores se articulam para propor alternativas que minimizem possíveis perdas ao desenvolvimento rural e aos agricultores familiares.

Secretários de Agricultura, dirigentes das Emateres, dos institutos deTterras dos estados do Nordeste, parlamentares que compõem a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar do Nordeste, agricultores e representantes de movimentos sociais e sindicais ligados à agricultura familiar estiveram presentes em Natal e devem vir ao Piauí em novembro, para além das proposições para o Nordeste, sejam apresentadas as potencialidades e ao ambiente de desenvolvimento rural do Estado.

Como tema central do evento em terras piauienses estarão as políticas públicas para o lançamento da “Década da Agricultura Familiar 2019-2028”, idealizada pela FAO, organismo da ONU para a agricultura e alimentação.

O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), Francisco Guedes, que esteve em Natal juntamente com o Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires, falou sobre a importância do fórum para o Piauí.

“Todos sabemos do momento de dificuldade em âmbito nacional que estamos passando, mas é preciso buscar alternativas, não podemos permitir que qualquer crise interrompa nosso desenvolvimento. Vamos nos articular com diversas instituições para trazer ao Piauí propostas que beneficiam a agricultura familiar que forma o berço das nossas potencialidades. Estamos alinhados com a proposta da gestão do governador Wellington Dias de alavancar o IDH dos municípios piauienses e isso passa pelas mãos de cada trabalhador rural do nosso Estado”, ressaltou Francisco Guedes.

Publicidade

O evento está previsto para a primeira quinzena de novembro, em Teresina.

Fonte: ASCOM/EMATER

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS