Connect with us

GERAL

Piauiense ganha prata na Olimpíada de Informática em Kazan, na Rússia

Publicado

em

O piauiense Rogério Júnior, 17, ex-aluno do Dom Barreto, ganhou prata na Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics) que ocorreu em Kazan, na Rússia. O primeiro colocado geral foi o Chinês Ce Jin. Ao todo foram 26 ouros, 51 pratas e 77 bronzes distribuídos na competição.

Nessas olimpíadas os competidores têm que solucionar problemas de programação através de algoritmos. “A gente tem que escrever um programa que faça o computador resolver os problemas que eles dão para a gente. Algoritmos, no caso”, explica o medalhista brasileiro.

Nessa mesma competição Rogério Júnior ficou em primeiro lugar da América Latina e Península Ibérica, numa olimpíada que reuniu 308 participantes de 80 países.

Na bagagem, além da medalha, claro, o jovem trouxe a experiência de se preparar e participar de uma competição desse porte. A equipe brasileira que partiu para Kazan era composta de quatro competidores.

_De azul, Lucca Siaudzionis e o piauiense Rogério Júnior, durante a premiação…rogerio.png

A Olimpíada Internacional de Informática é uma competição que está na 28ª edição. A prata – também ganha pelo aluno Lucca Siaudzionis, da escola Faria Brito, de Fortaleza (CE) – é apontada como o maior resultado em todas as participações do Brasil nesse tipo de olimpíada.

Publicidade

UMA COLEÇÃO DE OUROS
Recentemente Rogério Júnior foi ouro na Olimpíada Ibero-americana 2016. O estudante também já ganhou medalha de ouro nas olimpíadas brasileiras de informática, matemática, física, astronomia e robótica.

Ao falar sobre a coleção de ouros ele ri e tasca: “é só estudar direitinho”. Explica, porém, que quando chega no final do ensino médio tem que escolher uma matéria e se focar nela. “Se quiser medalha internacional, tem que parar com isso [de competir em várias] e escolher uma. Eu escolhi informática”, reforça.

_Rogério Júnior com a camisa da seleção brasileira…
IMG_2381.JPG

No Ceará, o colégio onde Rogério Júnior estuda atualmente, o Faria Brito, trouxe um peso-pesado do ramo, o preparador da Polônia, Tomasz Idziaszek, para incrementar os conhecimentos da equipe brasileira. “Ele deu uma semana de aula para a gente”, recordou.

ESTADOS UNIDOS
Júnior quer seguir carreira em Ciências da Computação e Economia. Indagado se deseja morar no Brasil ou fora do país, citou os Estados Unidos, onde quer fazer seu curso superior.

Blogueiro: Por Rômulo Rocha\180Graus

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS