Connect with us

GERAL

PICOS | 3ª edição do “Amigos da Comunidade” realiza 800 atendimentos em apenas dois dias

Publicado

em

Durante este fim de semana, nos dias 20 e 21, aconteceu, na Escola Normal Oficial de Picos, a terceira edição do “Amigos da Comunidade”. O evento tem por objetivo atender pessoas carentes de um serviço de qualidade na área da saúde.

Na primeira edição foram realizados 700 atendimentos, com auxílio de 70 voluntários. Nesta, o número de estudantes e profissionais subiu para 120, e os serviços subiram, em número, para 800 acolhimentos.

De acordo com Alícia Torres, estudante de medicina da Uninovafapi e secretária geral do “Amigos da Comunidade”, a expectativa do evento foi superada, não apenas em número, mas em qualidade dos serviços ofertados.

“Nossa intenção no projeto é levar atendimento gratuito de forma simples para toda a população. Nossa expectativa foi suprida, não apenas em número de atendimentos, mas a nossa expectativa sempre é oferecer um serviço de qualidade, em que a pessoa saia de lá satisfeita com tudo o que ela puder receber. E isso a gente tinha um feedback o tempo todo, em que os pacientes falavam que nunca tinham sido recebidos como foram recebidos lá, que nunca tinham recebido tanta atenção. E essa é nossa expectativa, que o paciente saia de lá com a certeza de que recebeu um ótimo atendimento, como ele, infelizmente, não encontra em lugar algum”, disse ela.

Ela relatou ainda que mesmo com a quantidade grande de voluntários, o número de pessoas que procuraram atendimento foi tão grande que até o horário de almoço dos estudantes e profissionais foi reduzido para não deixar que ninguém voltasse para casa sem atendimento.

“Nossos atendimentos se concentraram nos dias 20 e 21, das 08h00 às 11h30 e retornando às 14h00 e se estendia até 17h30. Esse horário nós estendemos, porque nos dois dias tivemos pacientes lá e não poderíamos mandar para casa sem o devido atendimento. Então quando saíamos no turno da manhã, por exemplo, já era quase a hora de estarmos retornando. Foram em media 120 voluntários participando nos dois dias de atendimento, os quais estavam subdivididos em varias áreas: medicina, fisioterapia, nutrição, enfermagem, fonoaudiologia, farmácia, odontologia, psicologia, logística, comunicação. Foi uma edição que abrangeu várias áreas da saúde, por isso demandava uma quantidade de voluntários bem maior”, explicou.

Mesmo com a maioria dos voluntários sendo formada por estudantes da área de saúde e afins, havia profissionais que fiscalizavam cada ação realizada.

Publicidade

“Foram 32 profissionais atuando juntamente com os alunos. Como não temos formação ainda, não podemos exercer o que sabemos sem a devida fiscalização. Então em todos os turnos, em todas as ações que a gente ia fazer, tínhamos um profissional guiando o que a gente estava fazendo”, destacou Alícia.

A secretária do “Amigos da Comunidade” relatou ainda que alguns casos não puderam ser atendidos no local por conta da falta de estrutura necessária. “Nesta terceira edição houve casos que a gente não pôde resolver lá no ambiente do colégio. A gente não tinha estrutura suficiente, nem material suficiente para resolver todos os casos. Referente a isso, nós delegamos uma equipe de voluntários que levavam essas pessoas que demandavam uma tecnologia de serviço maior, para o Hospital regional de Picos, e essa pessoa recebia o devido atendimento. Isso aconteceu, por exemplo, em uma paciente que necessitava tomar insulina, e a insulina não estava no nosso aporte de medicações. Por isso essa equipe levou a paciente ao hospital para que fosse devidamente medicada”.

Este ano, os voluntários realizarão uma edição extra, que acontece na próxima quinta-feira (25), nas dependências do Sest Senat, para atender as pessoas da região leste do município.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS