Connect with us

GERAL

PICOS | Alunos do Cursinho Municipal têm notas acima de 900 na redação do Enem

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais divulgou na última sexta-feira, 18, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, atualmente, a principal forma de ingresso nas instituições públicas de ensino superior.

Em Picos, dentre outros bons resultados, estão a pontuação de quatro alunos do Curso Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo, que é ofertado pela Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria da Juventude, com o objetivo de habilitar estudantes ou egressos de escolas da rede pública de ensino que residem no município para o ingresso em instituições de ensino superior.

Os alunos que mais se destacaram foram José Carlos Leal de Moura, Daiane Lima de Oliveira e Paula da Rocha Soares, que obtiveram 920 pontos, e Isabella Silva Brito de Sousa, que obteve 900 pontos. Em 2018, o tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”.

A prova de redação do Enem avalia cinco competências. Em cada uma delas, o candidato pode receber uma nota que varia de 0 a 200. A soma dos cinco itens pode fazer com que o texto receba a nota 1.000. No caso de o aluno utilizar o Prouni – Programa Universidade para Todos – para ingressar numa instituição de ensino superior, a redação pode ter um peso de até 50% no processo seletivo.

Márcia Santos, coordenadora Pedagógica do Curso Pré-Vestibular, fez uma avaliação positiva. “O resultado de aprovações nós teremos a partir amanhã, mas, com relação as notas da redação do Enem, o resultado foi satisfatório, considerando a dificuldade que foi a redação. […] Nós estamos esperançosos e na torcida por mais uma grande aprovação”, disse, destacando que no ano passado, 70% da turma ingressou no ensino superior. “Estão todos hoje nas universidades, grande parte, nas instituições públicas, como a estadual e federal”, pontuou.

Em entrevista, a coordenadora engradeceu o projeto do Curso Pré-Vestibular.  “É um dos melhores e mais audaciosos projetos da Prefeitura de Picos, por oportunizar aos jovens a realizarem o sonho de ingressarem nas universidades, disputando com alunos que vem das escolas privadas, tudo isso a custo zero para o aluno.”, disse, informando que toda estrutura, desde o material, sala climatizada e uma equipe de docente qualificada, com professores que, inclusive, atuam em alguns dos principais cursinhos privados de Picos.

Publicidade

O Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo foi criado em 2014. A quinta edição do curso teve início no mês de março de 2018, na Escola Normal de Picos. Dos alunos que realizaram o processo seletivo para ingresso, 130 foram chamados. Durante o cursinho foram realizados simulados e na reta final são feitas revisões.

Segundo Márcia Santos, alguns iniciam o curso com deficiência em algumas áreas, principalmente redação. “Ao longo do ano eles vão se superando, vão melhorando com muito esforço e chegam no final do ano fazendo uma redação dentro do padrão Enem.”, salientou.

Sisu 2019
Com a nota do Enem 2018, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O prazo começa na próxima terça (22) e encerra na sexta-feira (25). A inscrição é feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Neste primeiro semestre, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. No site do Sisu é possível escolher duas opções de curso. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies), e em 37 universidades de Portugal.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS