Connect with us

GERAL

PICOS | Secretaria Municipal de Meio Ambiente entrega prêmios aos vencedores do 5º Concurso de Redação Ambiental

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 21, foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na praça Josino Ferreira, no centro de Picos, a solenidade de entrega dos prêmios para os vencedores do V Concurso de Redação Ambiental. A realização do certame é uma iniciativa da administração municipal em parceira com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a educadora ambiental, Nilma Nascimento, o dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Anualmente a secretaria de meio ambiente organiza o concurso de redação. A quinta edição teve como tema “Carnaúba: árvore símbolo do Piauí. Sua importância ambiental e econômica”.

A educadora ambiental afirmou que o desenvolvimento do certame foi voltado para alunos do ensino fundamental II, do sexto ao nono ano, de escolas públicas e privadas da rede municipal de ensino de Picos.

“Tivemos um resultado muito positivo porque são 29 escolas, e dessas, recebemos 23 redações. Da rede particular de ensino, das 9 escolas existentes, nós recebemos 6 reações” declarou Nilma.

“A nossa intenção foi incentivar discussão, a leitura e a busca da pesquisa e discussão da temática sobre a carnaúba dentro das escolas. O nosso principal objetivo é fazer com que houvesse a preocupação de conhecer sobre o tema, uma vez que a carnaúba foi uma árvore histórica no passado e ainda hoje participa ativamente na economia. Temos hoje 60% da cera de carnaúba exportada para fora do Brasil a qual é utilizada em diversos produtos. Da carnaúba aproveita desde a palha, o pó presente na palha, o caule que serve para construção de casas, desde a raiz, como erva medicinal. O fruto que é rico em nutriente e serve como ração animal. Foi através da importância da carnaúba que decidimos escolher esse tema” destacou Nilma Nascimento.

Publicidade

O secretário de Meio Ambiente, Filomeno Portela, disse que é uma realização de muito valor, pois é importante para podermos averiguar o nível das redações e destacar o valor que a carnaúba tem em relação ao comércio e ao meio ambiente.

Durante o discurso o secretario proferiu palavras de agradecimento ao todos os envolvidos por serem responsáveis por tal acontecimento.

“Quero agradecer às educadoras que estiveram à frente desse acontecimento e dizer que a carnaúba é um símbolo nosso. É uma arvore nativa riquíssima. É uma herança, é o nosso ouro”

Após a apresentação da solenidade, foi entregue os prêmios para os alunos vencedores e os que ficaram em segundo lugar no concurso.

Na categoria escola pública, em primeiro lugar com melhor redação, ficou a aluna Mirtes Riquelma Damasceno. No segundo lugar ficou aluna Ana Luiza Barbosa Rodrigues.

Publicidade

A aluna da escola pública destacou sobre a importância do concurso e principalmente do conhecimento e valor da carnaúba.

“É importante porque ficamos conhecendo o valor da carnaúba e pra sociedade é importante também para a preservação do meio ambiente com um todo” disse Mirtes Riquelma.

Na categoria escola privada, o primeiro lugar ficou para aluna Beatriz Gonçalves da Silva, aluna do nono ano, do colégio Nivardo Moura. O segundo lugar ficou para Lilia Maria de Moura Borges, aluna do colégio São Judas Tadeu

A aluna, Ana Beatriz, estudante do colégio Nivardo Moura, falou sobre a conquista do primeiro lugar no concurso de redação.

“Foi muito importante porque tive que pesquisar e ter a base para fazer a redação, fiquei conhecendo bastante sobre a carnaúba. Acho importante a iniciativa da secretaria do meio ambiente para incentivar os adolescentes sobre a importância da carnaúba” afirmou

Publicidade

A diretora, Ana Cláudia da Silva, diretora da escola, Jose Alves de Oliveira, escola pública da rede municipal de educação que fica localizada no povoado Lagoa Comprida, falou a respeito da conquista da Aluna.

“Em 2016, na terceira edição conquistamos o primeiro lugar e nessa quinta edição conquistamos novamente o primeiro lugar. Na segunda edição ficamos em segundo lugar” destacou a diretora Ana Cláudia.

O diretor adjunto do colégio Nivardo Moura, Nivardo Filho falou sobre a importância da conquista para o aluno, para a escola e o que reflete no que diz respeito ao conhecimento para a sociedade.

“Os benefícios da participação dos alunos de todas as escolas públicas e privadas são inúmeros. Dentre eles a formação de uma consciência cidadã voltada para a conservação e preservação do meio ambiente. De maneira mais especifica nesse concurso, logramos êxito obtendo a primeira colocação na categoria de escolas privada de Picos. Neste foi abordado sobre importância da carnaúba que é símbolo do Piauí e gerou todo um debate e pesquisa por parte de todos os alunos agregando conhecimento e multiplicando o que diz respeito a consciência cidadã e preservando o ecossistema” ressaltou Nivardo FiIho.

_Veja fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS