Connect with us

GERAL

Picos sediará encontro Territorial de Sementes da Cáritas Regional do Piauí

Publicado

em

A Cáritas Regional do Piauí, através do Programa Sementes do Semiárido, irá realizar o Encontro Territorial de Sementes quinta (16) e sexta (17) no Centro de Treinamento Diocesano de Picos, a 305 quilômetros de Teresina.

O objetivo do encontro é resgatar, introduzir, multiplicar, intercambiar materiais crioulos/sementes de variedades, de importância socioeconômica e ambiental, visando à manutenção de sua variabilidade genética e a sustentabilidade da produção agrícola em propriedades de agricultores (as) familiares que trabalham manejo agroecológico. E também visa propiciar o acesso descentralizado de agricultores/as familiares à sementes através do resgate, preservação, multiplicação, estoque e distribuição de sementes crioulas, adaptadas à região, por meio da estruturação de  casas/bancos comunitários de semente.

Segundo Raimundo do Vale, coordenador do Programa Sementes do Semiárido pela Cáritas Regional do Piauí, a conservação e o uso sustentável da Agrobiodiversidade constituem-se como um objetivo estratégico para a garantia da segurança e soberania alimentar e nutricional das populações que vivem no Semiárido brasileiro. “Nós acreditamos muito nessa perspectiva, e estamos fazendo um trabalho principalmente de resgate das sementes, porque sabemos que algumas famílias já fazem esse papel de guardiã e é isso que queremos incentiva-los a guardar e cuidar do bem mais precioso que as famílias do semiárido têm, as sementes crioulas” comenta.

O programa Sementes do Semiárido é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, onde tem em seu plano geral a construção/reforma de 640 casas de sementes, envolvendo/beneficiando 12.800 famílias agricultoras em todo o nordeste. O programa também fará capacitações de agricultores e agricultoras familiares; infraestrutura reforma ou construção; aquisição de materiais e equipamento; aquisição de semente para formação de estoque inicial das casas ou bancos de semente.

No Piauí serão apoiadas 49 casas de sementes, distribuídas em quatro territórios: Cocais, Carnaubais, Vale do Sambito e Vale do Guaribas. Nos territórios Vale do Sambito, Carnaubais e Cocais serão apoiadas 25 casas / banco de sementes, que será executada pela o organização membro do  Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA/ASA, o Cerac.

Publicidade

O Vale do Guaribas terá apoio de 24  casas / banco de semente distribuídas nos município de Picos, Paquetá do Piauí, Padre Marcos, Jaicós, Massapê do Piauí, Caridade do Piauí, Jacobina e Acauã, sendo três casas/banco de semente por município, que também será executada por uma organização membro do  Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA/ASA, a Cáritas Regional do Piauí.

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS