Connect with us

GERAL

PICOS | Vice-Governadora ministra palestra em evento da Faculdade R.Sá

Publicado

em

A IX edição do Ciclo de Estudos Jurídicos do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, foi realizada de 12 a 13 de novembro no Campus da referida Instituição com cerca de 500 participantes. A edição desse ano abordou o tema “CENÁRIO ELEITORAL ATUAL E REFORMA POLÍTICA”, tendo como áreas de concentração, Ciências Sociais e Humanas, e linha de pesquisa, Estado, Direito, Políticas Públicas.

O Ciclo Jurídico tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos do curso de Graduação e Pós-Graduação em Direito e áreas afins das Instituições de Educação Superior do País, bem como por docentes pesquisadores; promover a integração ensino-pesquisa entre discentes e docentes do Curso de Bacharelado em Direito; estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa, bem como contribuir para o processo de formação profissional de discentes e docentes.

A tarde de quinta-feira foi dedicada às apresentações de artigos científicos sobre os mais diversos temas. Os trabalhos foram apresentados de forma oral e através de banner. À noite a  palestra de abertura, com o tema “O PAPEL DA MULHER NA NOVA LEGISLAÇÃO ELEITORAL”, foi proferida pela Vice-Governadora do Estado do Piauí, Margarete de Castro Coelho. Segundo ela, o papel da mulher no processo eleitoral tem sido bastante discutido exatamente porque há uma lacuna entre a representação social da mulher e a representação política. “A legislação atual não teve a capacidade de nos ajudar a suprir essa lacuna. Então nós precisamos discutir, buscar meios e efetividade para essa legislação.  O tema é bastante atual e palpitante. É um dos temas que tem motivado mais discussões. Fico feliz de discutir esse tema. Não se pode falar em representação política, em legislação eleitoral, e reforma política sem discutir o lugar da mulher nesse ambiente”, destacou.

Margarete destacou ainda a importância e relevância do evento para Picos e para o Estado como um todo. “A região de Picos é uma região de muita importância no cenário estadual e abriga vários cursos de Direito. Esses eventos em que os alunos se mobilizam são uma forma de fortalecer e fazer com que o Direito evolua”.

O Procurador Institucional da Faculdade R.Sá, Auderi Martins Carneiro Filho destaca a importância do tema escolhido para o evento. “O tema Direito Eleitoral, em qualquer sociedade democrática, é sempre um tema relevante e atual porque nós estamos obrigatoriamente vinculados, independente do nosso interesse, ao processo eleitoral a cada 02 (dois) anos. A discussão do assunto no presente Ciclo Jurídico também se mostra necessária em face da recente aprovação da minirreforma eleitoral, que trouxe algumas alterações importantes nas regras eleitorais e já irão valer para as eleições de 2016, enfatizou.”

Publicidade

Auderi destaca ainda que o Ciclo Jurídico da Faculdade R.Sá  vem sendo bastante prestigiado não só pelos alunos desta IES, mas também pelos discentes das demais instituições de ensino da macrorregião de Picos. Segundo ele, é um evento em que os estudantes têm a oportunidade de apresentar trabalhos científicos, incentivando desta forma a pesquisa. Além disso, os alunos têm acesso à palestras de juristas de reconhecimento estadual e nacional, que abordam temas atuais através da sua experiência prática e acadêmica.

Na sexta-feira, a programação teve continuidade com a palestra “REELEIÇÃO, TEMPO DE MANDATO E UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES”, ministrada pelo Dr. Joelson José da Silva que inicialmente fez uma abordagem histórica e cultural das eleições adentrando ao tema e suas peculiaridades, como tempo de mandato e unificação das eleições. “Debater essa temática é de grande importância dada a relevância do assunto, inclusive em um ano anterior às eleições em que as pessoas estão ouriçadas para o processo eleitoral, inclusive tratamos aqui sobre assuntos específicos sobre as eleições do ano que vem”, enfatizou.

O acadêmico do IX Período de Direito, integrante da Comissão Organizadora, Antônio Tolentino Júnior destaca a responsabilidade da organização e a importância do evento. “A organização de um ciclo nessa magnitude exige uma carga de trabalho muito grande, são dias exaustivos, porém muito gratificantes porque a turma abraçou a causa e se uniu para desenvolver o melhor trabalho. Além disso, esse evento é muito importante porque deixa um legado muito grande para os alunos que serão futuros advogados, promotores, juízes e vão poder levar uma carga maior de conhecimento adquirido através dessas palestras que são ministradas por grandes nomes do Direito. Nós estamos felizes pela realização do evento e com a confiança que a Faculdade R.Sá nos depositou”, destacou.

Fonte: AscomIX Ciclo de Estudos Jurídicos da Faculdade R.Sá

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS