Connect with us

GERAL

PM-PI capacita agentes para situações de conflito extremo

Publicado

em

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (26), em solenidade realizada no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), em Teresina, o terceiro Curso de Operações de Choque. O treinamento, que terá duração de 45 dias, tem o objetivo de capacitar 52 agentes do Piauí e de outros estados como Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de dois policiais da Força Nacional do Paraguai, para atuarem em ações de controle de distúrbios civis, em situações extremas de quebra da ordem pública, como manifestações ilegais fora do controle, rebeliões em presídios e reintegrações de posse, por exemplo. Participarão ainda do curso, agentes penitenciários do Piauí e um representante da Guarda Municipal de Teresina.

Os alunos terão aulas de disciplinas teóricas ligadas a diretos humanos e segurança pública, além das práticas, onde serão submetidos a simulações dos conflitos em que atuarão.

“É uma tropa que estará preparada para agir nos momentos mais críticos que possam surgir nas atividades do dia a dia da sociedade, e nosso objetivo é prepará-los bem tecnicamente, psicologicamente e fisicamente, para que possam em meio a essas situações adversas, apresentarem um grau de profissionalismo elevado, não usando de forma truculenta ou desnecessária os meios menos letais que nós dispomos”, explicou o superintendente do curso, major New Marcos.

 (Crédito: Ana Cláudia Santos)

(Crédito: Ana Cláudia Santos)

Devido à dificuldade do curso e os treinamentos intensos, segundo major New Marcos, é possível que haja uma perda de 20 a 30% dos alunos, até a conclusão. “Eles vão ser submetidos a situações bem reais como exposição a gás lacrimogênio, sobre carga de peso de escudo e equipamentos, máscaras prolongadas, como se fossem ações do nosso dia a dia, e muitos não se sentem preparados fisicamente ou emocionalmente apesar de terem passado por testes preliminares. Essas saídas são normais em qualquer curso”, falou.

Publicidade

Image title

Em seu discurso, o secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu, ressaltou que a ideia do curso é aproximar os policias da realidade cotidiana. “Nosso objetivo é trabalhar de formas técnica. Queremos aproximar o treinamento desses profissionais com a realidade de uma situação de confronto e de dispersão de multidões enfurecidas”, disse.

 (Crédito: Ana Cláudia Santos)

(Crédito: Ana Cláudia Santos)

Durante a solenidade, o Comandante Geral da PM-PI, Coronel Carlos Augusto, reafirmou o seu compromisso de buscar qualificação para que a corporação, em sua totalidade, atue de maneira cada vez mais técnica.

“Temos tentado nivelar o conhecimento para todos os policiais que servem em todos os 224 municípios do Piauí e isso é o que salva vidas, inclusive as nossas. Estamos mudando a cara dessa instituição e quero reassumir o compromisso de continuar qualificando a nossa tropa e lutando por uma polícia militar que possa atuar cada vez mais de forma decisiva na vida da população”, declarou.

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS