Connect with us

GERAL

Policiais civis podem deflagrar greve a partir do próximo dia 14

Publicado

em

Os policiais civis do Piauí poderão entrar em greve geral por tempo indeterminado a partir do próximo dia 14 de junho. Nesta data, a categoria vai realizar assembleia geral para discutir vários assuntos e caso o governo do Estado não tiver resolvido os problemas, a categoria poderá decidir pela paralisação.
Segundo o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, uma discussão diz respeito ao processo de Dissídio Coletivo de Greve 2015.0001.004632-5, em especial o item 07, quando foi condicionado o fechamento do 3º quadrimestre, do ano de 2015, para a criação da comissão de negociação para tratar, dentro outros, do reajuste salarial da categoria policial civil, no triênio 2016 a 2018.
Conforme o sindicalista, ficou decidido que o secretário de Administração, Franzé Silva, para discutir com os policiais uma maneira de reduzir a diferença entre os delegados e os demais policiais civis. Atualmente, os agentes, escrivães e perito ganham o equivalente a 35% do que ganha um delegado e a categoria pretende que essa diferença  seja reduzida para cerca de 60%.
  Outro tema na pauta é uma  proposta de normatização, em lei, das gratificações no âmbito da Polícia Civil, c) tratamento isonômico aos cargos da polícia técnico científica, d) discussão sobre a relação entre o maior e o menor salário da carreira da Polícia Civil, nos termos do art. 39 § 5º da Constituição Federal.” O outro assunto é referente à portaria nº. 12.000-0190/GS/2016, publicada no D.O.E. nº. 96, datado de 23 de maio do ano em curso, onde instituiu no âmbito da Secretaria de Segurança Pública, Comissão destinada à elaboração de minuta de proposta de Lei regulamentando a Organização Administrativa da Polícia Civil, com a participação do SINPOLPI.
Segundo Constantino, a categoria quer uma mudança de uma comissão que era para ser paritária mas que de representantes do SINPOLPI só têm uma pessoa, enquanto pelo lado dos delegados existem 13 representantes, e por fim a não publicação no Diário Oficial do Estado, das promoções dos policiais civis, em um total de 156 (cento e cinquenta e seis), realizadas no último dia 18 de abril de 2016. Três dias depois, a PM realizou também as promoções dos seus policiais, mas ao contrário dos civis, logo foram publicados no Diário Oficial do Estado.

 

Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS