Processo Judicial Eletrônico agora é obrigatório no TRE-PI
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 13/09/17

Processo Judicial Eletrônico agora é obrigatório no TRE-PI

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), desembargador Joaquim Dias de Santana Filho informou no final da sessão desta terça-feira (12/09) que a partir do dia 13 de setembro do corrente ano será obrigatória a utilização do Processo Judicial Eletrônico (Pje) pelos usuários externos para peticionamento de demanda de competência do TRE-PI.

Ele esclareceu ainda que, trata-se de um sistema informatizado de constituição e tramitação de processos que visa garantir a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional e administrativa, além da efetiva transparência na tramitação e julgamento dos efeitos autuados nesta Justiça especializada.

José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, juiz membro do TRE-PI, presidente do Comitê Gestor Regional de implantação do P.Je solicitou à Secretaria Judiciária do TRE-PI que fosse encaminhado a cada zona eleitoral cartaz de divulgação sobre o P.Je para ser afixado no mural ou espaço adequado do respectivo cartório eleitoral, visando dar publicidade aos advogados e partes interessadas, especialmente sobre a data a partir da qual passa a ser obrigatório o uso do P.Je no âmbito do TRE-PI (13 de setembro de 2017).

Instituído por meio da Resolução TRE/PI nº 348, de 22 de maio de 2017, o Processo Judicial Eletrônico contemplou, de início, a Secretaria do Tribunal e futuramente deverá chegar também as zonas eleitorais estando disponível 24hs por dia, ininterruptamente, ressalvados os períodos de manutenção do sistema.

Na página da internet do TRE/PI, advogados e o público em geral já podem acessar as informações sobre o PJe, na aba Área Jurídica, pasta Serviços Judiciais, ou diretamente no link http://www.tre-pi.jus.br/servicos-judiciais/processo-judicial-eletronico-pje/processo-judicial-eletronico-pje.

Inicialmente o sistema está sendo aplicável à propositura e a tramitação das seguintes classes originárias: Ação Cautelar (AC), Habeas Corpus (HC), Habeas Data (HD), Mandado de Injunção (MI), Mandado de Segurança (MS), Processo Administrativo (PA), Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), Ação Rescisória (AR), Conflito de Competência (CC), Consulta (Cta), Criação de Zona Eleitoral ou Remanejamento (CZER), Exceção (EXC), Instrução (Inst), Petição (Pet), Prestação de Contas (PC), Propaganda Partidária (PP), Reclamação (Rcl), Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), Registro de Partido Político (RPP), Representação (Rp), Suspensão da Segurança (SS), Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Coincidências (CO), Direitos Políticos (DP) e Regularização da Situação do Eleitor (RS).

Fonte: OitoMeia

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Candidatos ao governo do Piaui já gastaram R$ 220 mil na campanha eleitoral

Apenas três candidatos, dos dez que disputam o governo do Piauí começaram a prestar conta dos seus gastos na campanha eleitoral 2018.  No total, Dr. Pessoa (Solidariedade), Wellington Dias (PT)

GERAL

Conheça os nutrientes que ajudam a combater a asma

Quem convive com ela, sabe o quanto é desafiador. Afinal, a melhor amiga passa a ser uma bombinha de ar. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.

Patos do Piauí 0 Comments

Morre em Feira de Santana-BA, o cantor piauiense Diel dos Teclados, natural de Patos

Morreu ontem, sexta (14), meia-noite em Feira de Santana-Ba, o cantor piauiense, Daniel José de Sousa o “Diel dos Teclados”. Ele vinha de São Paulo em um ônibus da Empresa