Connect with us

GERAL

Professores listam 10 assuntos que podem ser tema da redação do Enem

Publicado

em

Legado das Olimpíadas

Rio será sede das olimpíadas Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo
Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo
A educadora Andrea Ramal, autora do livro ‘Redação Excelente’, aposta no tema, porque, além de ser uma questão de ampla discussão na sociedade, esta é a última oportunidade de debatê-lo na prova antes que os jogos aconteçam. Uma sugestão é abordar exemplos concretos de outros países que já sediaram as olimpíadas.

Violência nos Estádios

Briga de torcidas Foto: Levi Bianco / Agência O Globo
Foto: Levi Bianco / Agência O Globo
Professora de redação do Colégio Pensi, Carolina Pavanelli considera a violência nos estádios um tema latente. Ela sugere que o candidato analise as causas dessa violência e utilize exemplos para fundamentar argumentos e propor soluções. Problematizar o assunto proposto e sugerir soluções são exigências da prova aos candidatos, previstas no edital.

Liberdade de Expressão

Revista francesa foi alvo de atentado Foto: Agência O Globo
Foto: Agência O Globo
“A lei garante liberdade de expressão, mas é legitimo publicar o que se pensa mesmo ferindo crenças alheias?” A educadora Andrea Ramal destaca que, apesar de a questão ter vindo à tona devido a um fato internacional (o atentado à revista “Charlie Hebdo”, na França), liberdade de expressão é tema recorrente. Por isso, pode aparecer no Enem.

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade Foto: Marcos Alves / Agência O Globo
Foto: Marcos Alves / Agência O Globo
O assunto é discutido no Congresso e nas ruas. Mas não se trata de um tema novo. Por isso, o estudante deve ter maturidade para dissertar a respeito, aposta Andrea Ramal. Segundo ela, é preciso abordar a problemática que leva o menor ao crime. E não se deve trazer convicções que firam direitos humanos, como defesa da pena de morte.

Maus tratos aos animais

Maus tratos animais Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo
Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo
Questão difundida nas redes sociais. A professora Carolina Pavanelli, do Pensi, aconselha os alunos a abordar o tema de maneira criativa, falando não só sobre animais domésticos, mas também citando tráfico de animais silvestres e as condições de abate a que são submetidos animais criados para consumo. Sempre se atendo ao texto referência.

Justiça no Brasil

27/10/2005 - Givaldo Barbosa - PA - Fotos do prédio do STF em Brasília. Foto: Givaldo Barbosa / Justiça no Brasil
Foto: Givaldo Barbosa / Justiça no Brasil
Em meio a crise política e casos de linchamento, Carolina Pavanelli, professora do Pensi, aposta que o tema “justiça” pode ser cobrado. Ela sugere que o candidato escreva sobre investigações de corrupção como a operação Lava-Jato, mas também a deturpação da ideia de ‘justiça’ por pessoas que tentam punir supostos criminosos com as próprias mãos.

PEC das domésticas

JE - 02/06/2015 - Rio de Janeiro - Rj - Serviço doméstico. Foto: PEC das domésticas
Foto: PEC das domésticas
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das domésticas foi aprovada em 2013. As professoras Carolina Pavanelli, do Pensi, e Cida Custódio, do Colégio Objetivo, acham que o assunto pode cair no Enem. Elas destacam a importância de se sugerir maneiras para que a lei seja eficaz, como a necessidade de fiscalização.

Programa Mais Médicos

Programa Mais Médicos Foto: Rafael Barreto / Agência O Globo
Foto: Rafael Barreto / Agência O Globo
Lançado em julho de 2013, o programa Mais Médicos gerou debate sobre as falhas na saúde e a chegada de cubanos para atender em postos do país. Para Cida Custódio, do Colégio Objetivo, se este assunto cair, os alunos podem citar problemas do acesso ao atendimento médico e propor soluções para aperfeiçoar a medida.

Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo
Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo
Hoje, as metrópoles estão afogadas em engarrafamentos, que além de prejudicar a mobilidade, poluem o ar. Para a professora Cida Custório, o assunto pode ser cobrado. Seria importante o aluno sugerir o investimento em transporte público como forma de melhorar a circulação.

Igualdade de Gênero

Igualdade de Gênero Foto: Michel Filho / Agência O Globo
Foto: Michel Filho / Agência O Globo
Se o foco for a questão da mulher, o aluno pode abordar violência doméstica, a baixa representação feminina na política e a diferença salarial entre homens e mulheres. Outra possibilidade é a prova pedir uma dissertação sobre os direitos civis dos gays. Se for assim, é importante citar o direito conquistado à união civil e à licença-paternidade.

Fonte: Jornal O Globo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS