Connect with us

GERAL

Profissionais de saúde de Padre Marcos passam por capacitação em diagnóstico precoce de hanseníase  e tuberculose

Publicado

em

Com o objetivo de orientar os profissionais de saúde para detectar de forma precoce a hanseníase e a tuberculose, a Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira,18, na Câmara Municipal  uma capacitação para os profissionais da pasta.

O evento reuniu diversos profissionais dentre médico,  enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem,  nutricionistas, fisioterapeutas, agentes de endemias e outros, além da participação da secretária de Saúde, Maria Lúcia Siva.

A capacitação faz parte, das ações do Programa para o Fortalecimentos das Práticas de Educação em Saúde – PRO EPS-SUS, que tem como objetivo geral estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde.

A formação foi conduzida pelo enfermeiro, Gilberto Valentin, que tem ampla experiência sobre as temáticas. Segundo ele, o Piauí é segundo no Nordeste em casos de hanseníase. “Tem muitos casos de hanseníase nessa região, e através dessa capacitação, dessa troca de experiência e as orientações aqui repassadas, o agente de saúde, por exemplo, vai poder fazer  a percepção dos casos na Atenção Básica e encaminhar o paciente  para consulta especializada para fazer o diagnóstico”, esplicou.

“É importante frisar que quanto mais cedo diagnosticado a hanseníase, mais cedo a cura, evita transmissão da doença, quebra a cadeia de transmissão e evita sequelas para o paciente. Por isso estamos trazendo o máximo de informação possível para os profissionais para que eles possam avançar no diagnóstico da doença”, destacou o enfermeiro.

Publicidade

A coordenadora de saúde, Milena Leal, explicou que a capacitação é uma forma da gestão municipal incentivar os profissionais a se qualificarem em relação a hanseníase e tuberculose. “Sabemos que essas doenças são  causadas por bactérias, sendo transmissíveis, e  causam incapacidades e até a morte,  por isso  devem ser identificadas  e tratadas no início, então a formação vai orientar, propiciando que os profissionais tenham um olhar clínico voltado para as doenças para que sejam feito o diagnóstico precoce e o  tratamento ”, pontou.

Segundo ela, todos esses profissionais tem um contato direito com pacientes, principalmente os agentes de saúde, que  estão em contato maior com a população. “Eles estão sendo capacitados para  identificarem sintomas da doença  e fazerem o encaminhamento para Atenção Básica, que por sua vez,  fará o encaminhamento necessário para um  centro de saúde em que o paciente seja tratado a contento”, afirmou.

Por fim, Milena comentou sobre a participação do público-alvo. “A maioria dos profissionais estão interessados em aperfeiçoar-se, então é um ganho para gestão oferecer essas capacitações, em que os profissionais participam realmente. É um sinal de que eles se preocupam em se qualificar e adquiridos novos conhecimentos para atuarem de forma preventiva e curativa em relação a população”, finalizou.

As atividades de educação permanente em saúde são realizadas desde ano passado pelo município, onde em cada etapa é trabalho uma temática diferente. As capacitações seguem por todo ano de 2019.

Veja fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS