Connect with us

GERAL

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência já atua em mais de 65 municípios do Piauí

Publicado

em

Uma iniciativa que vem dando bons resultados no combate às drogas por meio da prevenção é o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – uma vertente do policiamento comunitário, implementado sobre o pilar da educação. Só em 2015 já foram mais de 30 mil pessoas contempladas em todo o Piauí e 15 mil crianças formadas em mais de 65 munícipios.

A coordenadora do programa no Piauí, Major Elizete, explicou que o programa é uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare) e que tem como objetivo principal prevenir para não punir. “Ele consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las”, explicou ela.

Atualmente, o Proerd vem atuando com a colaboração de outras coordenações, caso da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) e Coordenadoria de Comunicação (CCom), e secretarias como a de Educação (Seduc), Segurança (SSP) e Administração (Sead).

No início do ano, a CCom e a Cendrogas doaram 5 mil cartilhas cada uma para o Proerd, aumentando o alcance e possibilidades das ações. Já as secretarias de Educação, Segurança e Administração foram parceiras na formação de 33 novos instrutores. “Este ano conseguimos ampliar bastante nossas atividades e com os novos instrutores resolvemos beneficiar os municípios do interior”, explicou a Major Elizete.

Pio IX, Fronteiras, Ilha Grande, Parnaíba, São Miguel do Tapuio, Água Branca, Beneditinos, União, Cocal, Angical, Barra Grande e Paulistana são alguns dos munícipios em que serão realizadas formaturas no início de dezembro”, acrescentou ela.

Publicidade

Além das atividades curriculares, com lições e cartilhas, o Proerd também leva palestras para eventos em todo o Piauí. “Nesses casos, a gente leva palestras de prevenção às drogas, violência, bullying, responsabilidade social. A gente procura aguçar nas pessoas a responsabilidade da construção de um mundo melhor a partir delas mesmas”, ressaltou a coordenadora.

Outra ação importante do Proerd é o cadastro de todos os alunos que já passaram pelo programa, objetivando a verificação de efetividade das atividades. Nos dez anos de Proerd no Piauí não há ainda nenhum registro na delegacia de um jovem que tenha passado pelo programa.

“Apesar disso, queremos desenvolver essa ação de modo cientifico para ter dados que comprovem de fato a eficiência do programa”, explicou a Major. As escolas que se interessarem e quiserem aplicar o Proerd em 2016 podem procurar a coordenação estadual do programa, que fica no quartel do Comando Geral ou entrar em contato pelo telefone (86) 98851 2025.

Sobre o curso

O instrutor, um policial militar capacitado, fica 10 semanas em sala de aula e em cada semana, aplica uma lição diferente durante aula de 50 minutos. Para acompanhar as aulas, cada aluno recebe uma cartilha e, no final do curso, os estudantes se formam e recebem um diploma atestando que estão informados sobre os malefícios que as drogas trazem, sejam elas lícitas ou ilícitas. O público-alvo do Proerd se divide em quatro categorias: kids (crianças que estão no maternal e jardim); crianças de 9 a 12 anos; de 13 a 14 anos e os pais.

Publicidade

 

Governo do Estado

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS