Connect with us

GERAL

Projeto autoriza polícias civil e militar a usarem carros apreendidos no Piauí

Publicado

em

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um Projeto de Lei que autoriza as polícias civil e militar a usarem veículos apreendidos ou sem identificação. A proposta é de autoria do deputado estadual Antonio Félix (PSD) e foi lida no expediente da Casa nesta segunda-feira (10).

Na prática, o veículo automotor que após vistoria e exame pericial não tiver identificada sua procedência e propriedade em função de adulteração de sua numeração original, poderá ser utilizado pela Polícia Civil ou Militar em trabalho exclusivo e relativo à segurança pública e com autorização expressa do secretário de segurança.

Segundo o PL, o pedido e utilização do veículo para uso exclusivo policial será feito pela autoridade da Polícia Civil ou pelo comandante da PM observando requisitos como: exposição fundamentada do pedido, laudo pericial comprovando a impossibilidade da identificação veicular, vistoria emitida pela unidade policial especializada na apuração de roubos e furtos de veículos e relatório circunstanciado do estado e conservação do veículo e da relação de seus acessórios.

Uso do veículo autorizado, a Secretaria de Segurança ficará responsável por identificar o carro para efeito de controle, ficando a sua manutenção, abastecimento e fiscalização de uso sob responsabilidade do setor de transporte da secretaria.

“Os veículos que forem destinados à PM deverão ser caracterizados para utilização ostensiva, enquanto os da Polícia Civil poderão ser usados para uso ostensivo ou descaracterizados, conforme sua finalidade investigativa”, diz o projeto.

Publicidade

Ainda de acordo com a matéria legislativa, o Detran deverá editar norma interna para fins de instituir os procedimentos de regularização dos veículos. O deputado justifica o projeto baseado em posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os Estados é que devem normatizar este tipo de prática.

“Assim sendo, temos autonomia para cuidar da destinação de centenas de veículos que ocupam os pátios públicos e terminam por serem destruídos pela ação do tempo”, disse o deputado.

Só no último leilão realizado pelo Detran foram postos à venda 113 motocicletas e 16 automóveis. Atualmente, na Polinter, 9 carros estão no pátio da delegacia. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi.

Fonte: Cidade Verde.

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS