Connect with us

GERAL

Projeto da adutora de barragem que beneficiará 11 municípios é discutido em audiência

Publicado

em

Na manhã da última sexta-feira (28) na cidade de Simplício Mendes distante 420 quilômetros de Teresina, foi realizada uma audiência pública para apresentação do projeto do sistema adutor da Barragem de Redonda.

A audiência pública foi realizada pelo deputado e secretário estadual de meio ambiente e recursos hídricos Ziza Carvalho que fez a abertura oficial falando sobre a finalidade da audiência pública e fez uma apresentação sobre as bacias hidrográficas do Rio Parnaíba.

O engenheiro Norbelino Lira de Carvalho explicou detalhes técnicos sobre a Barragem de Pedra Redonda e falou sobre a importância do sistema adutor para as cidades que serão beneficiadas. Já o engenheiro Marcos Craveiro mostrou através de slide o traçado da adutora, apontou as estações elevatórias e explicou as etapas do empreendimento hídrico.

A barragem de Pedra Redonda instalada no Rio Canindé, no município de Conceição do Canindé, é um dos maiores reservatório de água do semiárido do Piauí com 216 milhões de metros cúbicos de água.

O projeto executivo da adutora de Pedra Redonda pode levar água a 11 municípios do semiárido Piauiense, são eles: Simplício Mendes, Conceição do Canindé, Isaías Coelho, Campinas do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Nova Santa Rita do Piauí, Bela Vista do Piauí, Queimada Nova, Campo Alegre do Fidalgo e Capitão Gervásio Oliveira. Durante a audiência pública foi facultada a palavra para o público em geral que fez questionamentos e solicitações para as autoridades competentes.

Publicidade

O agente de pastoral social José de Anchieta Moura disse durante sua fala que no ano de 2012 a Fraternidade São Francisco de Assis (FFA) que tem como presidente o padre Geraldo Gereon, fez a coleta da água na represa da barragem de Pedra Redonda e mandou analisar. Sendo detectado resíduos de agrotóxicos na água.

José de Anchieta Moura questionou sobre o volume de água e se a barragem tem volume suficiente para atender a demanda do projeto.

A adutora de Pedra Redonda é uma obra de suma importância para abastecimento humano e futuramente para projetos de irrigação naquela região disse Ziza Carvalho. Concretizar esta obra é possibilitar uma grande mudança na economia de muitos municípios, possibilitando a mudança na vida de milhares de famílias disse o presidente da Codevasf Felipe Mendes.

O público lotou o prédio da câmara municipal. Estavam presentes na audiência pública o presidente nacional da Codevasf Felipe Mendes, Romildo Mafra superintende de recursos hídricos da secretária estadual de meio ambiente, Adão Wallace representando a Agespisa e os prefeitos Heli de Araújo Moura Fé de Simplício Mendes e a vice-prefeita Edimary, Ducilene Amorim e Gilson Nunes prefeita e vice-prefeito de Lagoa do Barro do Piauí respectivamente, Josimar Coelho de Almeida prefeito de Bela Vista do Piauí, Chico de Miguel prefeito de Campinas do Piauí, Adriano Veloso prefeito de Conceição do Canindé, Antônio Chico prefeito de Nova Santa Rita do Piauí, Genivaldo Santos Irineu prefeito de São Francisco de Assis do Piauí, Raimundo Júlio vice-prefeito de Queimada Nova, muitos vereadores, secretários municipais, além de representantes de órgãos e entidades, lideranças políticas e a população em geral.

A após a audiência pública foi servido almoço para as autoridades na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Publicidade

 

Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS