Connect with us

GERAL

Escolas públicas funcionam sem acessibilidade, biblioteca e internet no Piauí

Publicado

em

Dados do Censo Escolar 2014 reunidos pelo portal QEdu e divulgados esta semana mostram que a educação pública ainda enfrenta graves problemas em todas as regiões do país. No município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, os números revelam que os desafios são ainda maiores. Segundo o Censo, apenas duas escolas do município contam com bibliotecas nas suas dependências: a Unidade Escolar Municipal de Dom Inocêncio (Ginásio Municipal) e a Escola Estadual Maria de Oliveira Rodrigues, ambas situadas na zona urbana. Ao todo, 20 instituições das redes municipal e estadual foram pesquisadas.

Outro dado preocupante apontado pelo Censo Escolar 2014 é com relação ao número de escolas com as dependências acessíveis para portadores de deficiência. O mapeamento mostrou que somente uma instituição localizada no município possui todas as suas dependências internas com capacidade de receber cadeirantes. A Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues foi a única que contemplou esse item.

O Censo ainda apresentou outras informações sobre as instituições de ensino do município. Apenas três têm acesso à internet, somente duas possuem laboratório de informática e nenhuma conta com laboratório de ciências. Na contramão dos índices ruins, o Censo mostrou alguns pontos em que houve avanços se comparado a realidade de anos atrás. A pesquisa mostrou, por exemplo, que 95% das escolas possuem sanitários dentro da própria instituição, que 80% têm sala para professores e que a cobertura de energia elétrica já está presente em 70% das escolas. Procurado pelo Acesse Piauí, o prefeito Luzivalter Santos (PSDB) disse que a maior parte das escolas de Dom Inocêncio já ganhou adaptação para pessoas com deficiência desde quando ele assumiu.

Segundo o gestor, as escolas que ainda não tem adaptação já estão com as obras licitadas e a previsão é de que até o fim do ano sejam autorizadas as reformas. O prefeito destacou que a estrutura da maior parte das escolas do município possuía um modelo antigo e disse que a prefeitura vem mudando essa realidade nos últimos anos. De acordo com ele, várias reformas já aconteceram nos prédios escolares da rede municipal desde 2013. “Nós tivemos vários problemas com os dados da educação.

A estrutura física das escolas de Dom Inocêncio era a estrutura da Fundação, ou seja, de antes da emancipação do município. A escola dalocalidade Salgado, por exemplo, foi feita para um número reduzido de alunos e hoje recebe uma grande quantidade e a estrutura é a mesma. Agora está prevista uma ampliação nessa escola”, falou o gestor. Sobre as bibliotecas, o prefeito admitiu que a situação é realmente a apontada pelo Censo Escolar 2014 e apenas ressaltou que a Casa da Criança Lourdes Vilella também possui uma biblioteca. O gestor falou que os alunos das escolas que não possuem biblioteca usam o mesmo espaço destinado aos professores.

Publicidade

“Na verdade a questão de bibliotecas não tem mesmo não. Na rede municipal só temos duas, uma no Ginásio Municipal e outra na Casa da Criança. Temos a Biblioteca Central na cidade também. Nas comunidades do interior não tem, os alunos usam o mesmo espaço dos professores”, disse o prefeito. O Censo Escolar é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Acesse  Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS