Connect with us

GERAL

Rabanete é um importante aliado para a saúde

Publicado

em

O rabanete já faz parte da sua dieta? Se ainda não, é hora de pensar melhor a respeito. Raiz comestível que pertence à família das crucíferas, conhecidas também pelas plantas alimentares como repolho, brócolis, nabo e rúcula. Sua forma varia muito em tamanho e cor, sendo mais famosas a vermelha e a branca. Hoje, é cultivado e consumido em quase todo mundo, geralmente cru em saladas.

Rico em enxofre, o rabanete tem entre os seus principais princípios os compostos sulfurados. São eles que conferem o sabor ardido e também algumas das mais importantes propriedades medicinais da planta.

Além disso, é um bom aliado na perda de peso, por causa por ter uma valiosa fonte de fibras (promove sensação de saciedade), além de possuir poucas calorias e índice glicêmico baixo (não causando picos de glicose no sangue), entre outras propriedades importantes. Também oferece bom poder diurético.

Outros benefícios

O consumo de rabanete ajuda na imunidade, já que é rico em vitaminas (como, por exemplo, a vitamina C) que ajudam a defender o corpo. Possui ainda um alto teor de água, além de ser rico em vitaminas, zinco e fósforo – o que o torna aliado na saúde e beleza da pele.

Publicidade

Consumo

O rabanete pode ser usado em saladas, recheios de tortas, omeletes, sopas, entre outras opções. Uma sugestão: picles de rabanete – alguns temperos que darão gosto ficam a critério, como pimenta-do-reino, cominho e coentro em semente, ervas secas, dente de alho e cebola.

Contraindicação

A maior contraindicação é apenas em relação à intolerância. O rabanete pode, em alguns casos de sensibilidade, causar flatulência ou indigestão. Além disso, pessoas com úlcera e gastrite devem reduzir seu consumo.

 

Publicidade

 

Fonte: Estadão Conteúdo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS