Connect with us

GERAL

Representantes de Padre Marcos participam do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF

Publicado

em

Membros da Comissão Intersetorial do município de Padre Marcos participaram nos dias 19 e 20 de novembro, em Teresina, do 3º ciclo de capacitação do Selo Unicef, realizado no Centro de Convenções Atlantic City.

Padre Marcos, um dos 182 municípios piauienses inscritos no Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2017-2020, foi representado pela articuladora local, Gorete Leal, pela mobilizadora de adolescentes, Thuanny Mikaela, pelo enfermeiro dda Secretaria de Saúde, Wolney Barros, e pelo secretário de Educação, Eraldo Carvalho.

O 3º Ciclo de Capacitação abordou os temas educação, saúde e protagonismo dos adolescentes. As apresentações incluirão iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, formas de reverter a evasão escolar, a gestão da escola e a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil.

A agenda inclui também orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes.

Os municípios inscritos no Selo UNICEF comprometem-se a, em quatro anos, implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pela metodologia da iniciativa, as cidades passam a ser monitoradas a partir de 11 indicadores, a exemplo abandono escolar, distorção idade e ano escolar e cobertura vacinal, e precisam evoluir em pelo menos sete. Aqueles que obtiverem os melhores resultados, até 2020, serão certificados.

Publicidade

Durante a edição, o UNICEF e seus parceiros locais promovem um conjunto de atividades formativas (presenciais e à distância), com o objetivo de apoiar os municípios na realização das ações propostas pelo Selo UNICEF e na qualificação das políticas públicas para crianças e adolescentes. A expectativa é que a elaboração e execução das políticas públicas continuem mesmo após o fim da edição. Além disso, a iniciativa monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, na Amazônia e no Semiárido. Destes, 182 estão no Piaui. Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

 

Com informações do portal Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS