Connect with us

GERAL

Sarah Menezes rompe ligamentos e passa por cirurgia; judoca só volta a treinar no fim do ano

Publicado

em

Depois da medalha de bronze no Grand Prix de Montreal, no Canadá, no início de julho, Sarah Menezes recebeu uma notícia ruim: a mais grave lesão de sua carreira. A campeã olímpica de 2012 sofreu ruptura total dos ligamentos do músculo peitoral esquerdo. Depois de passar por cirurgia, Sarah só deve voltar a treinar no fim deste ano.

Sarah Menezes lutou no Canadá no dia 5 de julho. No terceiro confronto, a atleta sentiu o ombro esquerdo, mas conseguiu continuar e vencer a luta, que a levou para a final da repescagem. Antes, com ajuda dos fisioterapeutas, seu braço foi enfaixado e Sarah voltou ao tatame, conquistando a medalha de bronze.

Veja a luta contra a canadense Ecaterina Guica na qual Sarah Menezes se lesionou:

Porém, no retorno ao Brasil, um exame de ressonância magnética constatou a gravidade da lesão. Por envolver o músculo do peito, a cirurgia foi feita com certa urgência para não comprometer a recuperação dos ligamentos.

Publicidade

Em entrevista exclusiva para a Rádio Cidade Verde, a atleta do Flamengo (RJ) falou um pouco sobre a lesão.

– Eu tive o rompimento total do peitoral maior e o Flamengo arcou com o material, o médico, uma parceria com o doutor Marcelo Campos, doutor (Cláudio) Cardone e o clube.

A lesão é rara entre mulheres. O caso de Sarah Menezes também é novo na literatura médica no Brasil – só outro episódio parecido aconteceu no país, mas não envolvendo uma atleta de alto rendimento.

– Aconteceu, foi uma fatalidade. E mais uma vez eu entrei na história, porque o meu caso é inédito. E agora é repouso e esperar – disse Sarah, rindo da situação.

Publicidade

Recuperação
Sarah Menezes voltou ao Piauí no fim da semana passada e evitou a imprensa. Decidiu passar uns dias de folga no litoral do estado com a família. No final de julho, a judoca irá retirar os pontos da cirurgia. Uma nova avaliação será feita no final de agosto, com o início da fisioterapia no ombro lesionado.

A volta de Sarah Menezes depende do seu próprio corpo. A judoca acredita que estará treinando em quatro meses.

O Flamengo foi procurado pela reportagem e prometeu se manifestar dar um parecer médico oficial ainda nesta sexta-feira (26).

Histórico de poucas lesões
Sarah Menezes foi campeã olímpica em 2012 sem lesões graves na carreira. Os problemas começaram a surgir quatro anos depois, na derrota para a mongol Urantsetse Munkhbat, na repescagem dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na ocasião, a piauiense teve uma luxação no cotovelo direito e não precisou passar por cirurgia.

Em junho de 2018, Sarah Menezes foi submetida a uma cirurgia no cotovelo direito, por conta de uma lesão sofrida em março do mesmo ano. A recuperação foi rápida e a judoca voltou a treinar cerca de um mês depois.

Publicidade

Nenhum desses casos, no entanto, supera a gravidade de uma ruptura de todos os ligamentos do músculo peitoral.

Corrida por vaga em Tóquio
A lesão de Sarah Menezes poderia parecer um balde de água fria para a judoca, que busca pontos em todas as competições possíveis para subir no ranking mundial e brigar por vaga nos Jogos Olímpicos de 2020.

Sarah Menezes disse estar tranquila com relação a lesão, mas admite que o período afastada das competições atrapalha esse objetivo. No entanto, a judoca vê a disputa na categoria meio leve (-52kg) ainda em aberto.

– Não é impossível. O ranqueamento para os Jogos Olímpicos vai até maio (de 2020). Então até lá, dá pra brigar.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS