Se você não sabe, pode incluir a tapioca na sua dieta. Ela tem poucas calorias
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 31/08/15

Se você não sabe, pode incluir a tapioca na sua dieta. Ela tem poucas calorias

A tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso. Versátil e fácil de fazer, ela tem como principal ingrediente a goma, e pode ser preparada com diferentes recheios, de forma nutritiva.

 

Benefícios da tapioca

O endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, explica que a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.

No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. “Sugiro comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo”, diz.
O recheio para tapioca

Outra dica na hora de preparar a tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. “Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos”, explica.

A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. “A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas”, afirma.

Já os ingredientes que levam muitos corantes, como ketchup, mostarda e maionese, devem ser evitados, assim como o doce de leite e o chocolate, que são mais calóricos. Na hora do consumo, os líquidos também devem ser evitados. “O recomendado é nunca consumir líquidos durante as refeições, pois eles aceleram o processo de saciedade. Se possível, tome um suco ou chá, meia hora depois”, recomenda.

 

Fonte: Bolsa de Mulher

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Prefeitura de Picos fará concurso para substituir servidores irregulares

A Procuradoria do Trabalho no Município de Picos, a 306 Km de Teresina, celebrou acordo extrajudicial com o prefeito Kléber Dantas Eulálio, para realização de concurso público para todas as

Corpo do major Mayron Soares é velado em Valença do Piauí

O corpo do major Mayron Moura Soares, de 45 anos, está sendo velado no centro paroquial da cidade de Valença, cidade Natal do policial militar. De acordo com o capitão Santos, comandante

GERAL

Homem é resgatado 24 horas após cair em poço no Piauí

Um homem de 35 anos caiu dentro de um poço com 12 metros de profundidade, na localidade Quilômetro 12, na zona rural de Parnaíba. O acidente aconteceu nessa quinta-feira (15)