Connect with us

GERAL

Secretaria de Saúde promove Semana Municipal da Amamentação em Vera Mendes

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes através da Secretaria de Saúde está promovendo a Semana Municipal da Amamentação Edição 2019. Nesta quinta-feira, 01 de agosto, aconteceu à abertura do evento, tanto na sede como na zona rural do município, onde atividades como palestras e consultas foram realizadas.

Confira imagens do 1º dia!

Na sede da cidade, precisamente na UBAS Carlos Hermógenes da Silva, as mães dos bebês e as gestantes foram recepcionadas logo cedo, pelos jovens que fazem parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Lá, estas mulheres, participaram de uma palestra e logo após passaram por alguns profissionais da saúde, para fazerem uma triagem de consultas, com seus filhos.

Conversamos com a primeira-dama e secretária de saúde de Vera Mendes, Gardênia Oliveira, que juntamente com sua equipe está à frente da coordenação dessas atividades. Gardênia explicou o principal objetivo da Semana da Amamentação, e ainda, destacou sobre a temática que a campanha deste ano abordou.

“Além de ser uma campanha mundial que é realizada, o município de Vera Mendes desde 2013, assumiu essa responsabilidade da importância da amamentação na vida dessas crianças e por isso realizaremos durante toda essa semana as atividades com informação e serviços, tanto para as mães quanto as gestantes. Esse ano o tema fala de empoderar mães, pais e a família de forma geral para favorecer a amamentação. Por isso, nossa programação atende desde as gestantes, as lactantes e sociedade de forma geral”, falou a secretária.

Gardênia Oliveira, secretária de Saúde

Gardênia Oliveira ainda destacou sobre os serviços que foram ofertados as crianças e mães após o momento informativo. “Fizemos uma triagem neonatal, com o fonoaudiólogo para detectar algum problema de audição nas crianças, também verificação da caderneta de vacinação. Fizemos puericultura com a enfermeira e logo após, eram encaminhados para a nutricionista para tratar sobre a introdução alimentar. Agradeço a todos os profissionais da saúde municipal que estão se empenhando com este projeto e de fato abraçando a causa”, afirmou Gardênia Oliveira.

Na parte da tarde, foi à vez da comunidade Jiboia ser contemplada com as ações referentes à abertura da Semana Municipal de Amamentação, as atividades foram na UBS Valdemira Antônia da Silva. Com isto, a enfermeira Simone e a nutricionista Mayara Bastos que também palestrou na parte da manhã, conversaram com as mães, orientando sobre forma correta de amamentar e a importância do leite materno.

A nutricionista do município de Vera Mendes, Mayara Bastos, explicou sobre a temática da palestra proferida para as mães e ainda ressaltou sobre o período exclusivo apenas para amamentação do bebê, sem a necessidade de introduzir outro tipo de alimento.

“Nós falamos sobre a importância do leite materno, como também a importância da amamentação a partir dos seis meses de vida. Neste período de tempo a amamentação deve ser exclusiva, pois serve como antígenos, protegendo a criança de várias doenças. Explicamos como deveria ser a introdução alimentar após os seis primeiros meses e que a amamentação poderia se estender até os dois anos de vida ou mais. Foi descoberto através de estudos que crianças que são amamentadas, tendem a ter uma qualidade de vida melhor”, explicou a nutricionista.

Mayara Bastos, nutricionista

Publicidade

Após os momentos informativos, tanto na sede do município, como na comunidade Jiboia, as mães foram convidadas a participarem de um lanche. A secretária de saúde, Gardênia Oliveira, ainda presenteou os dois agentes comunitários de saúde tanto da zona urbana, quanto rural, que tivessem levado mais mães com bebês e gestantes ao encontro. Os premiados foram Juceir Barbosa da sede e Francisca Mary da zona rural.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS