Connect with us

DESTAQUES

Sem chuvas, produtores de soja ‘comemoram’ perda 10% na safra

Publicado

em

Com perdas que chegam aos 80% da safra de no Cerrado piauiense, produtores de soja de Palmeiras, a 108 km de Teresina, comemoram perdas que chegaram a “apenas 10%” do que se esperava da colheita. É o caso do agricultor Vilton Bega, que achou o resultado positivo, já que em outras regiões registraram prejuízos muito maiores.

“Estamos comemorando porque existem outras regiões, mesmo no Sul do estado, no Maranhão, no Oeste da Bahia, que a produtividade está bem menor do que aqui da nossa região. Pelo o que a gente tem de informação, gira em torno de 25, 35 sacos”, disse o produtor que conseguiu colher 45 sacos por hectare.

Na região de Palmeirais, a plantação da soja tem mais necessidade de água no mês de abril, mas a água caiu três vezes menos que o previsto, já que choveu apenas 52 milímetros, quando o esperado eram, pelo menos, 140 milímetros.

Além da falta de chuvas, os produtores tiveram que iniciar a colheita mais cedo, porque a planta secou mais rápido e a soja deve ser colhida nesse ponto. “A soja antecipou o ciclo, começamos a colher no dia 31 de abril e com isso estamos deixando a soja secar naturalmente sem ter que dessecar (quando se usa um produto químico), que é um custo que estamos tentando evitar”, disse Vilton Bega.

A falta de chuva no mês de dezembro do ano passado fez com que as safras de soja e milho das fazendas em Uruçuí, a 453 km de Teresina, tivessem perdas de ate 80%. Na Fazenda Aliança, a expectativa era que houvesse uma produtividade de 60 sacos de soja por hectare, mas houve casos em que se conseguiram apenas cinco sacos.

Publicidade

“A gente que trabalha com agricultura, isso é muito triste de encarar. Aqui tem todo um ano de trabalho. Temos bastante investimento para produzir. Então, chegar ao final e você colher essa quantidade tão baixa é muito triste. Fizemos a parte da gente, mas o resto foi com o fator climático”, afirmou Márcio Sander, gerente da fazenda.

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS