Connect with us

Dom Expedito Lopes

Semam e PRF apreendem mais de 50 animais em Picos e região

Publicado

em

Na última semana, entre os dias 09 e 12, a Secretaria de Meio Ambiente de Picos, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, realizaram uma operação para apreensão de animais que se encontravam soltos no município e cidades vizinhas.

A operação capturou cerca de 50 animais sendo eles, bovinos, eqüinos, asininos (ou jumentos) e o muar (mais conhecido por burro). Estes foram encontrados e apreendidos em Dom Expedido Lopes, Jaicós e Oeiras.

De acordo com Erismar Santiago, coordenador de Apreensões de Animais da SEMAM, a maior parte dos animais se encontravam nas BRs próximas a Picos e também nas PIs.

“Nesses últimos meses o trabalho vem sendo feito normalmente, dentro das possibilidades do município. Nessa última semana pudemos contar com o apoio da PRF para nos ajudar nesse trabalho fazendo a captura desses animais que estão soltos provocando acidentes. Esse trabalho foi feito tanto nas BRs quanto nas PIs que ficam próximas da nossa cidade. Boa parte deles foram pegos fora do perímetro de Picos, como em Dom Expedito Lopes, Oeiras e Jaicós”, disse ele.

Erismar comentou ainda que a maior parte dos proprietários dos animais capturados já procurou a SEMAM e tiveram seus animais restituídos mediante pagamento de multa.

Publicidade

“Já vieram os proprietários de Dom Expedito, Jaicós e uma parte de Oeiras. Todos eles pagaram multas referentes à apreensão e às diárias, que são contadas por cada animal apreendido. Existe uma lei municipal que trata disso. Existe uma taxa pelo animal estar solto, além das diárias que é cobrada pela quantidade de dias que o animal fica preso”, explicou.

O coordenador falou ainda sobre uma nova operação nos próximos meses e alertou aos proprietários para que mantenham seus animais presos, pois o benefício é para todas as partes, tanto para os donos, quanto para os transeuntes que necessitam das vias para locomoção.

“Creio que entre maio e junho teremos uma nova operação. Essa foi a promessa que a PRF deixou conosco. Eles retornarão para fazermos novamente o trabalho. Felizmente, tivemos uma redução  de animais apreendidos. Não vou dizer que foi por conta da questão da gente estar correndo ou ter feito alguma divulgação em cima do trabalho da PRF. Prefiro acreditar que os proprietários estejam se conscientizando e estejam percebendo que o animal solto causa transtornos a quem precisa fazer uso da via, e a ele mesmo. Pois no caso de um acidente que tenha vítima fatal ou que essa vítima tenha algum prejuízo, o proprietário do animal imediatamente tem que ser responsabilizado. Então, não é interessante para nós o animal estar solto. Por isso trabalhamos em cima da possibilidade do proprietário deixar o animal preso. Pois quando o animal está preso é bom para ele e para a sociedade”, alertou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS