Connect with us

GERAL

Semana Santa impulsiona turismo religioso no Piauí

Publicado

em

A Semana Santa impulsiona o turismo religioso no Piauí. Na capital e em várias cidades do interior, paróquias e grupos de teatro se organizam para encenar a Paixão de Cristo. A programação envolve a igreja e vai às ruas e praças. É assim, em Oeiras, que tem agenda lotada de eventos.
Considerado um dos eventos mais tradicionais do Piauí, a Semana Santa de Oeiras foi iniciada com a realização da Procissão do Bom Jesus dos Passos e atraiu romeiros vindos de outras cidades e estados. A procissão é uma manifestação da religiosidade popular que ocorre há mais de dois séculos e atrai uma multidão de romeiros, que pagando promessa e vestindo roxo, prestam homenagem ao Bom Jesus.
Os romeiros saíram da igreja de Nossa Senhora do Rosário, passaram em cada passo, capelas em número de cinco que correspondem às estações da via sacra, até chegar à Praça das Vitórias.
A Semana Santa de Oeiras é a mais tradicional do Piauí. Até o dia 20 de abril muitas cerimônias, missas e procissões acontecerão na catedral de Nossa Senhora da Vitória e no centro histórico. Estão sendo esperados mais de quarenta mil fieis em Oeiras, durante esse período de rica espiritualidade.
Além da programação religiosa, a cidade recebeu ainda a exposição “Eira, Beira e Sobeira”, do artista plástico Evandro Veras, no Museu de Arte Sacra; exposição  “Arte Cusquenha”, de Costa Andrade.
Nesta quarta-feira (16), será realizada a partir das 16h30, a Via Sacra da Juventude pelas ruas da cidade com saída da catedral e haverá a encenação da Paixão de Cristo pelo grupo IPA de Teatro, na Praça das Vitórias.
A programação segue na quinta, com a Procissão do Fogaréu, cantoria ao Ressuscitado no adro da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, no sábado, dia 19. No Domingo da Ressurreição, Retreta no Coreto com a Banda Santa Cecília, a partir das 20h.
Outra cidade que atrai público significativo por conta da Paixão de Cristo é Floriano, que nos dias 18 e 19 de abril, a partir das 20h, na Cidade Cenográfica, o grupo Escândalo Legalizado de Teatro encena a história de Cristo.
Neste ano, o espetáculo chega à 19ª edição, tem participação dos atores Carlos Casagrande, como Pilatos; Jackson Antunes como Caifás, Marcela Barrosos como Maria Madalena e o ator piauiense Francisco Pellé como Herodes. Além desses artistas convidados, o elenco conta ainda com 350 atores.
A Paixão de Cristo em Floriano conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Fundação Cultural do Piauí, Prefeitura Municipal de Floriano, Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Diário do Povo

Facebook

MAIS ACESSADAS