Connect with us

GERAL

Servidores estão com nome sujo porque governo não repassa descontos de empréstimos

Publicado

em

Servidores públicos estaduais estão tendo o nome negativado pelos bancos porque o governo não está repassando o dinheiro que é descontado dos contracheques para pagamento dos empréstimos consignados.

Os pagamentos não estão sendo feitos desde abril, segundo reconheceu a própria Secretaria da Fazenda.

O Cidadeverde.com recebeu ainda denúncias de descontos duplos, nos quais o servidor tem o dinheiro descontado no contracheque e, quando cai na conta o restante, o banco desconta novamente o valor, já que não recebeu do governo.

“É uma situação constrangedora. O servidor, com nome negativado, fica impossibilitado de fazer novos empréstimos em outros bancos, de fazer um financiamento, etc. E não tem culpa nenhuma da dívida. O dinheiro está sendo descontado todos os meses, mas não é repassado do governo aos bancos e os bancos, ao invés de cobrarem do governo, cobram é do servidor”, explicou Macioneide Barbosa, presidente da Abempi, associação que assiste policiais militares e bombeiros, ativos e inativos do Piauí.

A orientação da Abempi é que os servidores recolham no banco um relatório que comprove os atrasos e busquem assessoria jurídica para solucionar o problema. “Temos visto isso acontecer com servidores que recebem pela Caixa Econômica e pelo Banco do Brasil”, afirmou a presidente.

Publicidade

A Coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, entrou em contato com as assessorias dos bancos citados e aguarda retorno.

Ao ser questionado na Assembleia Legislativa do Piauí, o superintendente do Tesouro Estadual da Sefaz, Emílio Júnior, destacou as dificuldades financeiras do Estado e a queda nos repasses do Fundo de Participação do Estado (FPE). “Temos um FPE de R$ 175 milhões e uma folha de pagamento de mais de R$ 300 milhões”, afirmou.

Emílio garantiu que o governo está fazendo todo o esforço possível para regularizar os pagamentos aos bancos. “Mas a prioridade é a folha de servidores, o repasse aos Poderes e o pagamento da Dívida Pública. As demais despesas aguardam receita”, finaliza.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS