Connect with us

GERAL

Sesapi investiga se morte de paciente tem relação com H1N1 em Teresina

Publicado

em

O diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado do Piauí, Herlon Guimarães, negou nesta segunda-feira (23) que existam quatro casos notificados de vítimas do vírus Infleuza (H1N1) no Piauí. De acordo com ele, há somente o caso de uma pessoa que veio a óbito suspeita de ter contraído o vírus, mas que ainda está sendo investigado através de exames para constatar se de fato a pessoa possuía o vírus.

“Na verdade temos um boletim emitido em que temos 38 casos de Síndrome Respiratória Aguda. Esse número de 4 não existe. Temos uma paciente que infelizmente veio a óbito. Ela tinha também uma doença de base anterior a isso (de síndrome respiratória) e teve vários sintomas diferentes que vão fazer o diagnóstico diferencial para H1N1. Então ainda está em pesquisa o material foi colhido e a gente aguarda os resultados”, garantiu o diretor.

Ele complementou que “como a paciente foi atendida sendo notificado uma síndrome respiratória aguda, ela já entrou no protocolo legal do Ministério da Saúde e já fez o uso de medicação para a H1N1”

Vacina para crianças ainda não começou no interior  

A campanha de vacinação contra a gripe começou hoje e a imunização do público acima de seis meses até 5 anos de idade só está sendo feita em Teresina. No restante do Estado, a vacinação para essa faixa etária não está acontecendo e pode ser prorrogada.

Publicidade

As seringas usadas para vacinar as crianças são diferentes das utilizadas pelos adultos e a Secretaria de Saúde do Piauí informou hoje que houve um problema com a empresa responsável pela distribuição das seringas. Em razão disso, a vacinação no público infantil só começou hoje na capital.

Segundo a Sesapi, a Fundação Municipal de Saúde conseguiu adquirir o material, mas ela deve ser adiada por pelo menos uma semana em praticamente todo o estado. Somente em Teresina, a FMS conseguiu fazer a compra do equipamento e as crianças já estão sendo imunizadas.

“Caso haja a necessidade de a gente prorrogar o período da campanha a gente pode fazer isso sem problema algum e queremos pedir desculpas aos municípios em nome da Sesapi, mas que até a próxima semana está tudo normalizado em relação as seringas”

A meta é que 800 mil pessoas sejam vacinadas no Piauí contra o vírus Inflenza (H1N1) no Piauí. Destes, aproximadamente 190 mil devem ser imunizadas em Teresina nas mais de 100 salas de vacina.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS