Connect with us

GERAL

SIMÕES | Profissionais da rede pública participam de capacitação sobre o zika vírus

Publicado

em

Os profissionais das áreas da saúde do município de Simões participaram nesta quarta-feira, 28, de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com base no projeto Zikalab – Laboratório de Formação do Trabalhador da Saúde no Contexto do Vírus Zika.

Os profissionais receberam treinamento para realizarem procedimentos no tratamento das crianças diagnosticadas com a microcefalia. O evento foi direcionado aos enfermeiros, agentes de saúde, psicólogos, assistentes sociais e demais outros profissionais.

A ação consiste em preparar os profissionais de diversas áreas da rede pública para atuarem no acompanhamento das crianças com microcefalia e outros possíveis distúrbios causados pela Síndrome Congênita do Vírus Zika. Além do tratamento, a prevenção também foi abordada, discutindo-se os riscos e formas de evitar a contaminação do vírus, principalmente em mulheres grávidas.

A formadora, Iasmin Felix, que é fisioterapeuta do NASF, comentou sobre a dificuldade das mães em aceitar a doença, como em desenvolver os cuidados necessários para crianças com microcefalia. “Hoje sabemos que os índices de microcefalia diminuíram, mas existem os casos que registrados em que as crianças precisam de assistência, tanto para o desenvolvimento escolar, como social. Agora, em parceria com a Prefeitura, vamos realizar um projeto voltado para estas pessoas, como também, de combate e prevenção, para evitar novos casos.”, disse.

Outro tema tratando foi a implementação de políticas públicas voltadas para pessoas com necessidades especiais existentes no município. Foram traçadas metas e objetivos para melhorar e facilitar a vida dessas pessoas.

Publicidade

A Secretária de Saúde, Isamária Dantas, salientou a importância do apoio às pessoas com necessidades especiais e suas famílias e afirmou que o município está empenhado em produzir meios para atender essas necessidades. “Vamos unir forças com outros setores da administração para, juntos, realizarmos esse projeto que trará grandes benefícios para a sociedade.”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS