Connect with us

GERAL

SIMÕES | Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção e conscientização sobre perigos no trânsito

Publicado

em

Na manhã deste sábado dia (1), a Secretaria de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal de Simões, promoveu mais uma atividade de prevenção e conscientização sobre acidentes no trânsito, campanha alusiva ao “maio amarelo no trânsito, o sentido é a vida”.

Todas as secretarias, vereadores, representantes de igrejas e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) também participaram da mobilização para um trânsito melhor.

Panfletos com estatísticas de acidentes de trânsitos no ano de 2018 em Simões foram distribuídos à população. De acordo com os dados,
-12% das mortes foram causadas por acidentes de moto;
-26% das mortes em menores de 60 anos tiveram como causa os acidentes de moto;
-80% dos acidentes de trânsito, foram acidentes de moto.

O prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Ulisses, parabenizou a Secretaria de Saúde e falou sobre a importância de realizar a mobilização para conscientizar as pessoas.
“Os acidentes de trânsito, em especial os acidentes com motos, são uma preocupação para a gestão municipal, estadual e nacional, pois mostram números alarmantes em quantidade e gravidade, inclusive com muitos mortos. Este é um assunto que além de ser uma questão na saúde pública gerando custos para o município, é motivo de grande preocupação com a vida dos cidadãos desde os condutores, pedestres e familiares que por muitas vezes perdem entes queridos”.

A secretária de Saúde Isamária Dantas falou sobre a campanha Maio Amarelo e a necessidade de mudar a realidade do município.“Durante o mês de maio diversas atividades foram realizadas aqui em nosso município, começamos nas unidades de saúde, nas escolas e na estratégia de saúde da família mobilizando as pessoas sobre a atenção no trânsito, pra que possamos estar diminuindo estes números tristes em nossa cidade” disse.

Publicidade

A Coordenadora de Atenção Básica Emanuela Silva ressaltou a importância da família em também colaborar para que os pais não deixem os filhos menores de idade pilotar motos ou carros.“Dos acidentes de trânsito, 80% são com motos, é um numero muito alarmante. Os acidentes de motos estão matando nossos simonenses, então vamos nos sensibilizar, não entregando veículos para menores de idade e também vamos fazer uma reflexão e obedecer as leis de trânsito” falou.

A advogada Dra.Silverlene Reis falou sobre o sofrimento que é perder familiares por causa de pessoas alcolizadas conduzindo veículos.
“Perdi meu pai vítima de acidente de trânsito, onde terceiros estavam embriagados, perdi minha mãe vítima de acidente de trânsito, no qual ela estava a pé, quando uma pessoa embriagada tirou a vida dela, e também meu irmão que foi vítima de acidente. Ele não estava conduzindo mas por conta de uma direção perigosa ambos, na utilização do álcool, acabaram tirando suas próprias vidas” falou.

Continuando, todos saíram em caminhada pelo centro de Simões entregando panfletos a populações e informando sobre as formas de evitar acidentes no trânsito.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS