Connect with us

GERAL

Sinal analógico de TV será desligado em março, confirma Anatel

Publicado

em

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta sexta-feira (17) que o sinal analógico de TV na capital paulista e região metropolitana será desligado no dia 29 de março.

O governo, por meio da empresa Seja Digital, distribuiu 26% de um total de 1,8 milhão de kits de conversores digitais com antena, conversor e controle remoto para as famílias da região metropolitana inscritas em programas sociais, o equivalente a 500 mil aparelhos.

Pesquisa do Ibope, realizada em janeiro, aponta que 86% dos domicílios de São Paulo já têm TV aberta digitalizada. É preciso que o alcance do sinal digital seja de 93% (com três pontos de margem de erro) para que ocorra o desligamento.

“Os indicadores mostram que o objetivo será atingido ao fim do prazo, que é 29 de março”, disse Juarez Quadros, presidente da Anatel.

“À medida em que desligamos uma praça, a subsequente fica mais fácil, pois a credibilidade do processo é ampliada”, disse Antonio Martelletto, presidente da Seja Digital. Ao fim do processo, 7 milhões de domicílios e 20 milhões de pessoas terão acesso a TV aberta apenas pelo sinal digital. “São Paulo é fundamental para a continuidade do processo nas próximas praças.”

Publicidade

Em 2017, o cronograma prevê o desligamento do sinal analógico em Goiânia, em maio; Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife em julho; interior de São Paulo em setembro; Rio de Janeiro e Vitória em outubro.

A primeira capital a desligar o sinal analógico foi Brasília, em novembro de 2016.

UOL

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS