Connect with us

GERAL

Surto de meningite deixa em alerta município do Piauí que faz divisa com o Ceará

Publicado

em

Um surto de meningite no município de Parambu-Ce, que faz divisa com Pimenteiras-PI (a 252 km de Teresina), tem deixado em alerta os profissionais da saúde na região em alerta. Na cidade cearense, duas pessoas morreram em decorrência da doença e duas estão internadas em Fortaleza.

De acordo com a coordenadora de vacina da Secretaria Municipal de Saúde de Pimenteiras, Mayara Bezerra, a orientação que está sendo passada para os moradores que habitam mais próximo de Parambu é que evitem ir até a cidade.

“Não podemos alarmar os moradores, mas como algumas localidades ficam mais próximas a Parambu do à zona urbana de Pimenteiras e tem carros que fazem linha diariamente para lá, a gente está orientando que as pessoas deixem de ir, pelo menos enquanto estiver em surto por lá”, destacou a coordenadora de vacina.

Mayara Bezerra também é enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) de cinco localidades que fazem limite com o Ceará e disse que para eles é mais fácil ir até a Parambu. “Para eles é mais fácil fazer a feira em Parambu que fica a 30 quilômetros do que aqui na zona urbana que fica a 80 quilômetros de distância”, explicou. Nessa região moram cerca de 1.820 pessoas.

Ela disse que também vai divulgar na rádio e nas redes sociais que as pessoas evitem ir à cidade nos próximos dias. “É o que a gente pode fazer, até porque não temos vacinas disponíveis para imunizar todo mundo e o tipo de meningite que foi detectada lá – a meningo B – não é o mesmo tipo da vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde que é o a do tipo C”, declarou a enfermeira.

Publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí disse que averiguando as informações sobre o caso e assim que tiver os dados informa.

Parambu

No Ceará, a deputada estadual Aderlânia Noronha requereu à Secretaria Estadual de Saúde que solicite envio de vacinas à população de Parambu. Para ela, “a situação é crítica e emergencial”.

Em Parambu, a doença fez quatro vítimas entre os dias 18 e 23 de maio. Duas delas, um jovem de 24 anos e um senhor de 53, morreram, respectivamente nos dias 19 e 20, em decorrência da doença. Outros dois homens foram transferidos e seguem internados no Hospital São José, em Fortaleza, unidade de referência em doenças infectocontagiosas no Estado.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS