Connect with us

GERAL

Tarifa branca entra em vigor e pode baratear conta de luz no Piauí

Publicado

em

Começou nesta segunda-feira (1) a nova modalidade de cobrança da tarifa de energia elétrica para consumidores com média mensal superior a 500 quilowatt/hora (kWh), conhecida como tarifa branca.

Segundo O Globo, essa tarifa mostra a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo, então ficam estabelecidos valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que a energia elétrica é consumida. Isso significa que o consumo de energia elétrica em períodos de menor uso, como pela manhã, início da tarde e de madrugada, será pago um valor bem menor. Já o consumo em períodos onde há alta demanda, será aplicada uma taxa diferente que será definida por cada distribuidora e pode variar de cidade para cidade.

O consumidor poderá optar por este modelo ou continuar pagando a conta pelas regras atuais. Se o consumidor, porém, achar que a tarifa branca não apresenta vantagem, ele pode solicitar sua volta à tarifa convencional e a distribuidora tem até 30 dias para atender o pedido. De acordo com a Aneel, a tarifa branca não é recomendada para quem concentra o consumo nos períodos de ponta e intermediário porque o valor da fatura pode subir.

No Piauí

A Eletrobras já anunciou que no Piauí, nos dias úteis, o valor irá variar em três horários, Ponta, das 17h30 às 20h29, com a energia bem mais cara; Intermediário, das 16h30 às 17h29 e das 20h30 às 21h29, com a energia mais cara, e Fora de Ponta, das 21h30 às 16h29, com a energia bem mais barata. Nos feriados nacionais e finais de semana, o valor para todas as horas do dia são considerados fora de ponta.

Ao optar pela Tarifa Branca, o consumidor tem que ser muito disciplinado no gerenciamento de seu consumo ao longo do ano, pois o horário de utilização da energia é fundamental para garantir alguma economia na conta de luz, caso o contrário a conta de energia poderá vir muito mais alta. A adesão por parte do consumidor deverá ser feita junto à Eletrobras Distribuição Piauí. Após análise do pedido, a Distribuidora realizará a troca do medidor de energia em até 30 dias.

Publicidade

Fonte: GP1

Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS