Connect with us

GERAL

Técnicos da Uespi entram em greve a partir de segunda-feira

Publicado

em

Os técnicos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) dos campi de Teresina e interior do Estado deflagraram greve geral, com início na próxima segunda-feira (15). Em manifestação em frente ao Palácio Pirajá na manhã desta sexta-feira (12), os servidores pediam aprovação da reformulação do plano de carreira, reajustes salariais, progressão e promoção funcional, insalubridade, auxílio alimentação e melhores condições de trabalho.

Com a paralisação destes servidores, ficam prejudicados alunos e professores da instituição, que dependem deles para realizar e trancar matrículas, movimentar processos no setor de protocolo, pedidos de reintegração e realizar a progressão de docentes. Atualmente são 364 servidores técnicos a serviço da Uespi.

Segundo Conceição Mendes, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Piauí (Situespi), a greve foi a única saída encontrada pelos servidores. “Vamos parar até pelo menos nos chamarem para uma negociação. Estamos com os salários defasados, tem servidores que recebem, com todos os descontos, em torno de R$ 700. É um absurdo. Não está dando nem para sobreviver”, destaca.
Técnicos realizarão manifestação em frente ao Palácio Pirajá (Crédito: José Alves Filho)
Técnicos realizaram manifestação em frente ao Palácio Pirajá (Crédito: José Alves Filho)

Já Lêda Simone, presidente do Sintuespi, também pede que sejam chamados os 45 servidores aprovados em concurso. “Nós estamos negociando com o poder público desde o ano passado. Somos a categoria que menos ganha em todo o Piauí. Como um pai de família vai sustentar seus filhos com um salário inferior ao mínimo? Foi feita uma tabela com reajustes, mas o Governo do Estado não cumpriu”, ressalta.

Em nota, a administração superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) afirma que se reunirá nesta segunda (15) com o secretário de administração do Governo do Estado, Franzé Silva. As reivindicações dos profissionais, tais como a efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, as condições de trabalho e o reajuste referente a dezembro serão discutidas de modo a sanar todas elas.

Publicidade

A administração superior enfatiza que está empenhada na realização desse diálogo, por reconhecer o valor do trabalho de todos os técnicos e ver neste trabalho um importante componente de todas as conquistas da universidade.

Meio Norte

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS