Connect with us

GERAL

Tempo é maior preocupação de estudantes que farão Enem; professor ensina técnicas

Publicado

em

Falta menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e neste ano a novidade é que o tempo de aplicação das provas aumentou no segundo dia de prova, mas muitos candidatos ainda consideram a duração a grande vilã da avaliação que pode determinar o ingresso deles na universidade.

A principal preocupação dos estudantes é o tempo para resolver as questões que exigem cálculos e para a redação. “Eu dou prioridade para a redação no primeiro dia porque é uma nota que chega a mil pontos e vai fazer uma diferença enorme na nota”, afirmou o estudante Marcos Josué.

O estudante Marcos Josué se prepara para o Enem — Foto: Reprodução/TV Clube

O estudante Marcos Josué se prepara para o Enem — Foto: Reprodução/TV Clube

No segundo dia, dedicado a prova de exatas, o aumento no tempo de aplicação será de 30 minutos. “Dá mais tempo de dar um foco na parte de matemática, mas não pode relaxar porque mesmo com esse tempo ainda tem que acelerar para concluir tudo”, avaliou o estudante.

A dica do professor Douglas Santiago é que o candidato faça um esquema prévio, um rascunho da redação, para utilizar o tempo da melhor forma possível. “Ir direto a proposta de texto, verificar o tema a ser desenvolvido, analisar as palavras chaves e, após fazer a seleção argumentativa, começar a escrever a sua proposta de redação”, disse.

O educador orienta ainda que o estudante passe o texto a limpo após a conclusão, revisando o que foi redigido e só depois passe a responder a prova objetiva.

Publicidade

Quanto ao tema da redação, o professor Rógi Almeida recomenda que os alunos revejam as temáticas relacionadas a questões sociais e ambientais que foram debatidas no primeiro semestre. Ele acrescentou que o ideal é que o candidato faça a redação em até uma hora e trinta minutos.

“A prova é elaborada até o mês de julho, aproximadamente, então o recomendando é uma revisão quanto a leituras desse período, já que há uma grande possibilidade de se cobrar um tema voltado ao que foi discutido no primeiro semestre”, explicou.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS