Connect with us

GERAL

Umidade do ar está abaixo de 30% e deve cair mais até o fim do ano no Piauí

Publicado

em

Quem já está sentindo os indícios do B-R-O Bró com as altas temperaturas é bom se cuidar porque a umidade do ar no Piauí ficou entre 25% e 30%, nesta segunda-feira (27). A expectativa, segundo os meteorologistas, é que nos próximos meses esse percentual pode cair ainda mais.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a baixa umidade do ar tem sido provocada por intensas massas de ar quente que entram no estado. Além disso, existem outro fatores como as queimadas, mesmo havendo uma queda no número de registros no mês de julho deste ano levando em conta o mesmo período no ano passado.

Segundo ela, a baixa na umidade já é comum nessa época do ano, pois a pressão e intensificação da massa de ar seco vai se tornando mais intensa no segundo semestre. Em média, o ideal é que a umidade esteja entre 50% e 60%, mas cada região tem a sua média ideial, que depende de diversos fatores.

“A tendência de a umidade ser baixa é porque há a tendência também de as temperaturas médias serem muito altas. A faixa está entre os 25% e 30%, valores muito inferiores do normal. E quando ela chega a esse ponto, já é um estado de atenção. Quando chega a 20%, é de alerta e nos 12% vira estado de emergência e medidas já devem ser tomadas”, disse.

De acordo com a meteorologista, períodos com altas temperaturas e índices baixos na umidade podem provocar problemas de saúde, como alterações respiratórios, pele, ressecamento dos olhos.

Publicidade

“Quando o ar está mais rarefeito partículas de poeira ficam suspensas na atmosfera por mais tempo e as pessoas acabam respirando mais impureza provocando problemas de saúde, como no nariz e garganta, além da desidratação. À medida em que o céu vai ficando mais limpo, sem nuvens e a umidade vai caindo”, disse.

A dica para enfrentar o período de calor, as altas temperaturas e a umidade relativa do ar baixa é evitar horários do dia entre às 14h e 16h, período do dia em que as temperaturas são mais altas e a umidade mais baixa, além de manter-se sempre bem hidratado e usar protetor solar.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS