Connect with us

GERAL

Unicef analisa programa do Piauí escolhido por exemplo em educação

Publicado

em

O programa ‘Palavra de Criança’ que é genuinamente piauiense e tem sido desenvolvido no estado desde 2008 agora pode ser exemplo para outros países quando se fala em educação infantil. O projeto foi um dos cinco escolhidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dos 160 programas do mundo inteiro que se inscreveram para o reconhecimento.

A partir desta quarta-feira (14) uma equipe do Unicef estará no Piauí para realizar uma pesquisa e endender como o programa funciona. O coordenador da pesquisa, Daniel Plaute, a partir do momento em que o programa foi escolhido pelo Unicef, isso não é apenas algo bom para o Piauí e para o país, mas para o mundo inteiro que terá contato com uma destas cinco inovações no que se refere a educação infantil.

Ainda de acordo com ele, da pesquisa sairá um relatório do programa para que o mundo inteiro saiba o que o Piauí está fazendo para dar educação de qualidade para pessoas, que também sofrem com o problema da desigualdade em relação à educação.

“A ideia da pesquisa é entender como o programa funciona, o que está dando certo e errado, conversando com a organização que está implementando o programa no estado, com professores e com coordenadores para saber como ele funciona e como conseguiu se expandir para os outros municípios do Piauí”, disse.

O programa chegou a 72 cidades piauienses e desde 2008 funciona no estado. De acordo com o coordenador do Unicef, Rui Aguiar, a ideia do programa é melhorar a gestão municipal, principalmente ampliar a educação infantil e melhorar os resultados do estado em realação à educação infantil.

Publicidade

A pesquisa também leva em consideração que o Piauí nos últimos anos ficou entre os 10 piores estados em educação. Mesmo assim, o programa foi escolhido, segundo ele, para reconhecer os esforços realizados pelos municípios que se destacaram com o desenvolvimento do projeto.

“O grande desafio do estado é ampliar a matrícula da educação infantil e também de retirar um batente que há entre o ensino fundamental e infantil. Então você tem uma diferença de método muito grande. O programa procura resolver esse problema tornando a educação mais atrativa para a criança, considerando a cultura da infância, as necessidades locais e a própria capacidade dos professores”, disse.

 

G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS