Connect with us

GERAL

Uso das redes sociais no trabalho pode gerar demissão por justa causa

Publicado

em

A utilização das redes sociais tem se tornado cada vez mais amplo no mercado, tanto para uso externo, bem como interno. Porém, surge uma grande discussão sobre a liberdade de expressão nas redes sociais, que pode gerar até demissões por justa causa. A tecnologia gerou mudanças no cenário das empresas e também na relação dos trabalhistas. Para isso, o internauta precisa de cautela ao utilizar as ferramentas.

Uma pesquisa feita por uma empresa multinacional, na área de recursos humanos, indicou que empresas nacionais são as que mais realizam controle sobre a utilização das mídias sociais no trabalho pelo mundo. A consultoria apontou que cerca de 80% dos servidores gastam no máximo três horas do tempo do trabalho com atividades que não fazem parte da empresa, a maior parte está associada à internet.

Segundo o advogado Marco Aurélio Dantas, especializado em Direito do Trabalho, se a empresa achar que o empregado está fazendo o mau uso da internet, ele pode ser demitido por justa causa. “Utilizar a web uma hora ou mais por dia, por exemplo, é um caso de demissão. Dentre outras ações, as redes sociais e assistir vídeos também são casos de demissão”, frisa Marco Aurélio Dantas.

Para o advogado, para evitar tais transtornos, a regra precisa ser clara e objetiva quando se tratar do uso das redes sociais, utilizando as ferramentas como forma de interagir internamente com os funcionários.
Em Teresina, há empresas que utilizam as mídias sociais para uso interno. É o caso da empresária Laysa Feitosa Maciel. A empresária acredita que, as mídias sociais é uma importante ferramenta de troca de informações dentro da empresa. Segundo ela, as mídias sociais possibilitam um contato imediato com os colaboradores tanto para passar informações em relação ao andamento das lojas, quanto na relação com os clientes.

“Hoje é importante ter o feed back dos clientes e dos colaboradores. E atravé? das mídias sociais existe essa aproximação, inclusive em tempo real. Essa troca de informações auxilia a parte administrativa à medida que nós fazemos alterações conforme o feedback que recebemos, sempre pensando em melhorar o atendimento ao cliente”, destaca Laysa Feitosa.

Publicidade

O advogado da algumas dicas para o cenário de tecnologia no ambiente corporativo. Para ele, a empresa precisa estabelecer um limite na forma de uso da internet, se preciso, bloquear o acesso a referidos sites. No caso dos colaboradores, evitar o uso e interação nas redes sociais no ambiente de trabalho, evitar também grandes exposições em redes sociais, interagir nas redes sociais com bom senso e não misturar a vida pessoal com a profissional nas redes sociais

“Assim como o colaborador deve fazer sua parte, a empresa também precisa fazer a dela. As mídias sociais são boas ferramentas para comunicar, interagir e aproximar o meio corporativo”, finaliza Marco.

 

Fonte: Diário do Povo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS