Connect with us

GERAL

Vacina contra a dengue será comercializada nos próximos meses

Publicado

em

A vacina contra a dengue já possui registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve ser comercializada nos próximos meses.

Inicialmente as doses não serão distribuídas nos postos de saúde públicos, e a mesma será vendida ao valor de R$ 80 cada dose. A informação foi confirmada pelo médico infectologista, Carlos Henrique Nery, que ainda declarou que para a imunização ser eficaz a pessoa deverá tomar três doses da vacina.

“A vacina já existe, já possui registro e os pesquisadores tiveram sucesso nos testes realizados nas pessoas, por isso, a mesma deverá ser comercializada ainda este ano. Já a distribuição para os postos de saúde públicos deverá ocorrer após um processo burocrático, que podemos esperar para a oferta da vacina em médio prazo”, afirma o infectologista.
A vacina é composta de três doses, que devem ser administradas em intervalos de 6 meses, sendo 65% eficaz para a dengue comum e 95% para a dengue hemorrágica.

“Sabermos que 65% é uma estimativa baixa, mas os riscos da dengue está na hemorrágica, que pode levar a morte, e a vacina protege 95% contra esse tipo da doença, portanto é uma prevenção relevante”, ressalta Carlos Nery.

A vacina recebeu a denominação Dengvaxia vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante, atenuada) e  vale lembrar que mesmo a dengue sendo transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da Chikungunya e Zika, a vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika.

Publicidade

A Dengvaxia pode ser administrada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade, porém é contra- indicada para mulheres grávidas.

 

Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS