Connect with us

GERAL

Vacina contra poliomielite continua disponível nos postos saúde do Piauí

Publicado

em

  A Campanha Nacional contra a poliomielite deste ano vacinou 194.220 crianças entre seis meses e cinco anos incompletos no Piauí, o que corresponde a 88,2% do público alvo. A meta era vacinar 95%. Com isso o Ministério da Saúde decidiu manter a campanha em todas as unidades da federação que não atingiram a meta de imunização (Piauí e mais 11 estados).

 

“É importante lembrar que a vacina contra poliomielite faz parte do calendário de vacinação da criança e, por isso, continua disponível nos postos”, disse a coordenadora estadual de Imunização da Secretaria de Saúde do Piauí, Jurema Chaves.

Para ter o esquema vacinal completo, é preciso que as crianças sejam imunizadas com quatro doses, administradas aos dois e quatro e seis meses de idade e mais dois reforços aos 15 meses e aos quatro anos. Depois disso, a criança deve comparecer aos postos de saúde para tomar a dose de campanha anualmente, até completar cinco anos de idade.

Poliomielite
É uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS