Connect with us

DESTAQUES

Vaqueiros do Piauí e mais 4 estados protestam contra a proibição da vaquejada

Publicado

em

Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas protestam nesta terça-feira (11) em ao menos 4 estados e no Distrito Federal contra a proibição da prática. A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela proibição da vaquejada no estado do Ceará por considerar que a atividade impõe sofrimento aos animais. A Associação Brasileira de Vaquejada, por sua vez, argumenta que a decisão do STF “não acompanhou a evolução e adaptação do esporte”, que já não causaria mais sofrimentos ao animal.

Veja como estão os protestos em cada estado:

Piauí
Em Teresina, vaqueiros se reúnem na Avenida Marechal Castelo Branco, Zona Norte da capital.Em todo o Piauí, são aproximadamente 100 mil vaqueiros.
img-20161011-wa0060 img-20161011-wa0063


Bahia
Em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, o grupo pretende sair em carreata pela BR-116 Sul, uma das principais rodovias do estado, e percorrer ruas até o Parque de Exposições, na BR-324.

O presidente da Associação de Vaquejadas da Bahia, Valmir Velozo, diz que o grupo está preocupado com a possibilidade de proibição da prática no estado, após a decisão do Supremo no Ceará. “Muita gente depende desses eventos no estado e no Brasil. No Brasil, são 720 mil empregos. São 120 mil diretos e 600 mil indiretos”, avalia.

Publicidade

Distrito Federal
Vaqueiros e criadores de gado do Distrito Federal levaram cavalos à Esplanada dos Ministérios nesta terça contra a proibição da prática. Segundo os organizadores, são cerca de 300 pessoas no ato. A PM estima em 40. Os vaqueiros que participaram dos ato estimam que 700 mil pessoas, que trabalham direta e indiretamente com o esporte, sejam afetadas pela proibição do Supremo.


Paraíba
Na Paraíba, há manifestações a favor da vaquejada na capital, João Pessoa, e em Campina Grande. Na capital, o protesto se concentra desde as 9h na Praça da Independência, no Centro. Em Campina, o protesto se concentra em frente ao Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, na saída para Queimadas.


Rio Grande do Norte
Em Natal, um grupo de manifestantes protesta contra a proibição da vaquejada em frente à Assembleia Legislativa. O ato é oprganizado pela Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (Assovarn), tem o apoio de outros segmentos ligados ao homem do campo.

Competições serão realizadas no Parque de Vaquejada Natureza (Foto: Prefeitura do Cantá/Divulgação)Competições de vaquejada são tradicionais em todo o Nordeste (Foto: Prefeitura do Cantá/Divulgação)
Do G1 em São Paulo
Foto /capa: Reprodução WhatsApp
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS