Connect with us

GERAL

Veículos devem receber chip a partir de 2016

Publicado

em

A partir de janeiro do próximo ano, todos os veículos da frota nacional devem receber um chip de identificação eletrônica. A medida faz parte do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) e visa facilitar o controle e fiscalização do trânsito no Brasil. O chip vai ser instalado no para-brisa dos veículos e vai conter informações criptografadas sobre chassi, ano, modelo, e placa dos veículos.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o sistema, que reunirá os dados de veículos em todos os estados, já está pronto para operar. Todavia, no Piauí, o Departamento Estadual de Transito (Detran-PI) ainda aguarda maiores definições por parte do órgão regulador.

“Ainda dependemos de regulamentação do Denatran, o que deve acontecer na próxima semana. Nos veículos que saírem de fábrica não há dificuldades, o grande problema que vamos enfrentar é que ainda não temos como adaptar os veículos que já estão em circulação. Por isso, aguardamos”, explica o diretor de Infrações do Detran-PI, Levi Gomes.

No Piauí e na maioria dos estados brasileiros, ainda não existem empresas licenciadas para fazer a instalação dos chips em veículos. “Desde 2006, esse sistema é discutido pelo Contran, e o início da utilização foi adiado por diversas vezes. A operacionalização desse sistema ainda é uma dificuldade. Para fazermos a fiscalização, basta que esteja configurado o sistema em todo o país, o que ainda não foi feito”, explica Levi Gomes.

Além da possibilidade de aumentar a arrecadação dos estados com cobranças de licenciamento, IPVA e multas, o novo sistema pode possibilitar um maior conforto ao motorista. O pagamento de estacionamentos e pedágios poderá ser automatizado. Além disso, será possível determinar os locais de maior fluxo de veículos durante determinados horários. O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) também pode auxiliar na localização de carros roubados ou clonados.

Publicidade

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS