Connect with us

GERAL

Veja 10 dicas sobre como calcular e investir o 13º salário

Publicado

em

Final de ano chegando e o esperado 13º salário prestes a cair na conta. Essa é a espectativa de muitos brasileiros. Segundo previsões do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o rendimento adicional deve injetar R$ 158 bilhões na economia brasileira até final de dezembro de 2014.

Para quem tem dúvidas sobre quanto irá receber e como investir o 13º salário, Wagner Pagliato, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), dá 10 dicas para ter o melhor rendimento com seu dinheiro.

1 – As pessoas que entraram na empresa após o dia 15/01/2014 receberão o 13º proporcional aos meses trabalhados, ou seja, o salário dividido por 12, multiplicado pela quantidade de meses trabalhados.

2 – O valor recebido até 30/11, ou outro dia do mês de novembro, é conhecido como adiantamento do 13º salário, que é igual à metade do salário recebido no mês anterior ou, quando admitido após 15/01, do salário proporcional, sem desconto do Imposto de Renda e do INSS.

3 –  A segunda parcela, paga geralmente até o dia 20 de dezembro, toma como base o salário do próprio mês de dezembro. Nesse caso, é preciso descontar do salário bruto o INSS e o Imposto de Renda incidentes sobre o salário bruto total, descontando-se, em seguida, o valor do adiantamento do 13º já pago.

Publicidade

4 –  Quem recebe comissões e horas extras deverá incluir uma média dessas remunerações ao cálculo do 13º salário. Em janeiro, essas pessoas devem receber a parcela do 13º correspondente às comissões e horas extras de dezembro.

5 –  Devemos em primeiro lugar liquidar dívidas, pois o maior ganho está sempre em negociar e liquidá-las, já que não existe investimento que supere juros, principalmente de cartão de crédito e cheque especial.

6 –  Após liquidar as dívidas, temos que pensar no Imposto de Renda, pois quem tem imposto retido durante o ano poderá no próximo ano restituir ou pagar valor adicional. Desta forma, uma parte do 13º pode ser aplicada em um plano de previdência privada PGBL e a dedução somente poderá ser feita no modelo completo de declaração. O próprio programa da Receita calcula o limite de 12% sobre a renda tributável. Desta forma, aumenta o valor da restituição ou reduz o imposto a pagar.

7 –  O valor pode ser utilizado também para aplicação em outros investimentos, dependendo do prazo de necessidade do dinheiro, como caderneta de poupança, fundos de renda fixa ou até mesmo renda variável.

8 –  Parte do 13º salário também pode ser utilizada na compra dos presentes de final de ano, pois com dinheiro na mão é sempre mais fácil negociar descontos nos preços dos produtos.

Publicidade

9 –  O tema “investimento” deve estar sempre presente no seu dia a dia, e não somente quando se fala em 13º. Hoje em dia existe fácil acesso a muitas fontes de informação sobre os melhores investimentos disponíveis no mercado.

10 –  Tenha sempre uma reserva de emergência para ser utilizada em caso de desemprego ou problemas de saúde. Emergências acontecem e nossa tendência é pensar nelas apenas quando elas passam a fazer parte de nossa realidade.

Fonte: Terra

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS