Connect with us

GERAL

Veja várias dicas para quem está pensando em fazer o 1º concurso

Publicado

em

A cada dia mais e mais pessoas decidem tentar uma carreira no serviço público graças a atrativos como estabilidade e boa remuneração. Para os candidatos novatos, parece impossível vencer a enorme concorrência contabilizada na relação de candidatos por vaga de cada concurso, mas com força de vontade, dedicação e, principalmente, uma boa preparação, é possível se diferenciar e conquistar uma ótima carreira.

O Lac Concursos preparou algumas dicas para os “concurseiros de primeira viagem”.Confira:

Foco na carreira

Um erro comum dos concurseiros de primeira viagem é acreditar que devem se candidatar ao máximo de concursos, sem distinção. Esta atitude, no entanto, faz o candidato perder muito tempo estudando conteúdos completamente diferentes.Ter foco em uma única área de atuação evita esse desperdício de tempo, pois cada uma tem uma base de conteúdos em comum na qual o candidato deve se concentrar.

As carreiras públicas em geral se dividem em 5 grandes áreas:• Bancária;• administrativa;• policial;• jurídica;• e fiscal. Dentro de cada área, há vagas para diferentes formações e níveis de escolaridade. Avalie suas expectativas, considerando sua experiência e afinidade com cada área, e escolha a mais adequada para você.

Publicidade

Atenção ao edital

É primordial ler detalhadamente o edital de abertura de cada concurso, afinal nele estão contidas todas as informações sobre o certame: especificações sobre número de vagas, descrição das funções de cada cargo, remuneração, prazo para inscrição, data provável da prova, conteúdo a ser cobrado… Todas essas informações e muitas mais estarão especificadas no edital. Depois de fazer download, é interessante salvá-lo em local de fácil acesso, pois você deverá consultá-lo frequentemente ao longo de todo o concurso.

Estratégia e organização

Sabendo qual carreira pretende seguir, o candidato precisa recorrer ao edital para se informar sobre o conteúdo exigido na prova. Caso o edital não tenha sido lançado, é válido se basear no do concurso anterior.De posse dessa informação, é hora de definir uma estratégia e se organizar: definir quais conteúdos exigirão mais atenção, determinar quantas horas poderá estudar por dia e em que horário, providenciar um local tranquilo e bem-iluminado, procurar material apropriado e de qualidade para estudar.Esse último item, em especial, merece muita atenção e cuidado: o mercado oferece diversas opções de aulas, apostilas e livros voltados para o universo dos concursos, mas em alguns casos a qualidade inferior pode acabar prejudicando o candidato, por isso é importante se informar sobre as editoras ou cursos preparatórios antes de adquirir qualquer material.

Persistência

Publicidade

Todo candidato aprovado em concurso público tem uma história de persistência para contar, porque sabe que é necessário continuar estudando até passar, sem se deixar abater pelo cansaço ou pela frustração.O concurseiro precisa saber que é difícil passar na primeira tentativa, mas que isso não deve ser motivo para desistir, afinal quanto mais concursos faz, mais treinamento e segurança adquire. Manter o foco, a disciplina e a motivação é um grande desafio, mas é preciso se lembrar de que só os que não desistiram foram aprovados.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS